terça-feira, 2 de abril de 2013

Homenagem a Chico Xavier

“Essa postagem homenageia e lembra a passagem da data de nascimento do médium Francisco Cândido Xavier em Pedro Leopoldo, modesta cidade de Minas Gerais, Brasil, em 2 de abril de 1910.”





Chico Xavier

Nascido no interior de Minas Gerais, era filho de Maria João de Deus. Educado na fé católica, Chico teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, após fenômeno obsessivo verificado com uma de suas irmãs. Passa então a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, somente ganhou maior clareza em finais de 1931.

Chico Xavier escreveu mais de quatrocentos livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Dizia reproduzir apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Doou os direitos autorais para a FEB - Federação Espírita Brasileira - e outras organizações espíritas.

Suas obras são publicadas pelo Centro Espírita União, Casa Editora O Clarim, Edicel, Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Estado de São Paulo, Federação Paulista do Rio Grande do Sul, Fundação Marieta Gaio, Grupo Espírita Emmanuel s/c Editora, Comunhão Espírita Cristã, Instituto de Difusão Espírita, Instituto de Divulgação Espírita André Luiz, Livraria Allan Kardec Editora, Editora Pensamento e União Espírita Mineira.

Seu primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, foi publicado pela primeira vez em 1932. O de maior tiragem foi Nosso Lar, com mais de um milhão e quinhentos mil cópias vendidas -; 2005, atribuído ao espírito André Luiz, primeiro volume da coleção que leva o nome deste, e que mais tarde contaria com a parceria do médico mineiro Waldo Vieira.

Chico é lembrado principalmente por suas obras assistenciais em Uberaba. Nos anos 70 passou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação. Ficou muito conhecido no Brasil, especialmente nos últimos anos, por sua benevolência e assistência ao próximo.

O mais conhecido dos espíritas brasileiros teve relevante contribuição para expandir o movimento espírita brasileiro e encorajar os espíritas a revelarem sua adesão à doutrina de Allan Kardec. Sua credibilidade serviu de incentivo para que médiuns espíritas e não espíritas realizassem trabalhos espirituais abertos ao público.

Chico Xavier morreu aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardíaca. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de Futebol.

Resumo biográfico de Carlos Iafelice Junior



A Casa de Chico Xavier



A Casa de Chico Xavier é referencial obrigatório para quem deseja conhecer melhor a vida do médium mineiro.

Residência de Chico entre 1948 e 1959, a edificação foi reformada para abrigar o centro de referência à vida e obra do médium Francisco Cândido Xavier em sua cidade natal, Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

Embora remodelada visando melhorias estruturais, as principais características da casa foram mantidas, seguindo orientação do próprio Chico.

Inaugurada em 2 de abril de 2006, a Casa de Chico Xavier conta com um acervo de mais de 460 livros psicografados pelo médium, 200 livros editados sobre sua vida e obra, além de objetos pessoais, cartas, anotações, documentos e fotografias.




O quarto de dormir de Chico foi mantido exatamente como era. A reforma ampliou a sala de reuniões e o local onde diversos livros foram psicografados.

No espaço foi construído o Auditório Zeca Machado, com capacidade para abrigar até 100 pessoas, e a Sala de Passes Neném Aluotto.

Idealizada por Geraldo Lemos Neto, amigo de Chico Xavier, a reforma contou com a colaboração da equipe da arquiteta Mary Machado de Faria.

A partir de janeiro de 2010, o imóvel foi cedido ao Grupo Espírita Scheilla de Pedro Leopoldo, fundado há 57 anos por Zeca Machado, a pedido do próprio Chico.

Em cinco anos de funcionamento, a Casa de Chico Xavier já registrou a visita de mais de 100 mil pessoas, em caravanas de todo o Brasil e até do exterior, sem contar aqueles que não assinaram o livro de presença.

A Casa funciona de terça-feira a domingo e a entrada é gratuita. Faz parte das atividades da Casa de Chico Xavier o seu departamento editorial, que é a Editora Vinha de Luz, especializada na publicação póstuma de psicografias inéditas de Chico Xavier. Maiores informações podem ser obtidas no site www.vinhadeluz.com.br.

Às terças-feiras, a partir das 18 horas, o Grupo Fraterno Veneranda se reúne na Casa de Chico Xavier para o trabalho de assistência social às famílias carentes da periferia de Pedro Leopoldo, notadamente os bairros de Vera Cruz e Fidalgo.

Aos domingos, às 18 horas, é realizado o "Culto do Evangelho de Jesus no lar de Chico Xavier", com o estudo das obras de sua psicografia. Ao seu término, funciona a tarefa do passe magnético.


Fontes (textos e imagens):

www.casadechicoxavier.com.br
http://www.institutochicoxavier.com/
http://www.netsaber.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário