terça-feira, 26 de setembro de 2017

Espiritualidade na Vida Diária


Por: Adriana Aguiar Brotti

Seja qual for a religião que venhamos a seguir o fato é que o seu estudo doutrinário e a frequência em seus templos por si só não nos garantem a experiência em Deus.

Falar e ouvir a palavra de Deus dissociada da ação não nos aproxima Dele. Portanto a pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: Como está a nossa vida? Quais são os sentimentos que carregamos em nossos corações? Como temos experimentado a presença de Deus em nossas vidas?

A espiritualidade em sua essência consiste em saber justamente como viver. Ou seja, como viver com consciência e adotando atitudes positivas em relação a nós mesmos, aos outros e a toda manifestação divina.

Note que, mesmo tendo muito conhecimento doutrinário, muitas pessoas permanecem estagnadas espiritualmente, isso porque não se esforçam para colocar em prática o que estudam e não raras as vezes, cobram essa prática de todos aqueles que estão à sua volta.

Além de todo o conhecimento que podemos adquirir por meio das religiões é preciso verdadeiramente querer abraçar ao projeto divino de nossa própria evolução.

Sabemos que são considerados Bem-aventurados os mansos e pacíficos, por exemplo, mas porque dentro do nosso próprio lar não exercitamos a paciência e a doçura? Se Jesus nos ensinou a perdoar, porque nos deixamos envolver pelo orgulho por anos e anos, deixando de nos relacionar com alguém?

Queremos que Deus nos agrade, nos dê bênçãos, mas, o que estamos oferecendo a Ele? O sacrifício mais agradável a Deus é justamente nos conciliarmos com aqueles que entendemos ser nossos inimigos.

Há uma passagem interessante na Bíblia, em Coríntios que diz, ainda que nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo se renova de dia em dia. Da mesma forma, Chico Xavier também nos alertou que embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim. Isso tudo significa que não importa o passado e a idade de cada um de nós, se temos dez, trinta, quarenta ou setenta anos. Qualquer tempo é tempo para despertarmos e nos voltarmos para Deus, por meio da prática dos ensinamentos de nosso Mestre Jesus. Daí o entendimento de que quem está em Cristo, nova criatura se torna e tudo se faz novo.

Portanto, toda vez que nos dirigirmos a um templo religioso, nosso propósito deve ser o de recarregarmos a nossa energia, de expandirmos a nossa consciência e, ao deixar esse templo, nosso propósito deve ser o de estreitarmos nossos laços mais sagrados, que são os laços que nos unem ao Pai, por meio de nossos pensamentos, palavras e ações.

Quando buscamos o nosso próprio aperfeiçoamento moral, nos aproximamos de Deus e, consequentemente criamos um estado de bem-estar em nós.

Busquemos esse bem-estar qualificando nossos pensamentos, exercitando a paciência, ofertando presentes e serviços espirituais, perdoando e alimentando nossa fé, a cada instante de nossas vidas.

Luz e Paz a todos!

Nenhum comentário:

^