domingo, 24 de julho de 2016

A Vida


A Natureza está sempre a enviar mensagens sobre a vida. O homem persiste em não ouvi-la.

O cactus, por exemplo, na aspereza de sua forma externa, espinhos e desarmonia, encerra no seu interior a beleza de suas flores. Sutileza da mensagem: se há vida, há a presença do seu CRIADOR, na beleza do imponderável que representa o Eterno.

Assim se passa com a humanidade.

Na rude aparência externa de imperfeição do ser, no seu interior há sempre a beleza, pois aí Deus está presente. O grande objetivo da vida no nosso plano físico é fazer o homem sentir essa presença através da evolução, muitas vezes sob a pressão da dor.

A verdadeira VIDA não é uma síntese de substância proteicas, mas consiste no princípio que essa síntese estabelece e dirige; a vida não reside somente na evolução das formas, mas na evolução do centro imaterial que as anima; a vida não está na química complexa do mundo orgânico, mas no psiquismo que a guia.

A maior parte dos seres humanos e todos os animais vivem sem nada saber. Apenas obedecem aos impulsos da vida, que para eles tudo sabe.

A nossa VIDA atual apresenta-se, muitas vezes, como um fenômeno sem causas e sem efeitos, se considerada isoladamente. Para ser compreendida, é preciso concebê-la em função das vidas precedentes que a prepararam e das vidas futuras que a completarão.

A plenitude da VIDA está em Deus e o ser a conquista subindo para Ele com a evolução, enquanto a perde afastando-se Dele com a involução. Como o que não morre não pode ter nascido, assim o que existia antes do nascimento não pode morrer. O que não nasceu com a VIDA , não morre quando a vida cessa.

É certo que a VIDA pensa. Vemos seus efeitos, que nos revelam uma extraordinária sabedoria, porém, a vida não formula seu pensamento com palavras, como fazemos nós. Ela age, não fala. Sua linguagem é concreta, manifestando-se materializada nos fatos.

A VIDA é dura para quem pensa primeiro nos próprios deveres, numa sociedade em que geralmente cada um costuma pensar antes de tudo nos próprios direitos.

A VIDA é feita para evoluir, ainda que o faça através da dor, para uma alegria cada vez maior.

A VIDA é grande e bela, mesmo na dor mais atroz e tenaz é sempre digna de ser vivida.

A VIDA é para todos uma viagem, e cada trajeto dela representa um trecho percorrido pelo homem no caminho de sua evolução.

A VIDA é sempre positiva, construtiva, saneadora. Somos nós que tomamos o caminho negativo. Ela vem a nosso encontro para salvar-nos, empurrando-nos do caminho errado para o certo.

A VIDA é verdadeiramente um caminho e, nas vicissitudes de cada dia, a alma elabora o seu destino. A VIDA enveredou por um caminho novo, para o psiquismo, que é o primeiro grau da espiritualização. É necessário não esquecer que a VIDA é uma escola, e uma escola é feita de contínuas provas a serem superadas.

A VIDA não é feita para gozar, mas para aprender. Compreendido isto, logicamente se vê que tudo está em seu justo lugar e funciona como deve.

É necessário ter compreendido que a VIDA é uma escola, um laboratório experimental. Elevar-se é a grande meta da VIDA , elevar­-se pelos caminhos do espírito.

A VIDA não é ócio, mas esforço de conquista.

A VIDA no além-túmulo significa um acordar na profundeza do inconsciente, enquanto no período da matéria, a consciência fica limitada à superfície do “eu”. Mas é naquela profundeza que está escrita a história do indivíduo e está escondida a parte mais importante e secreta da sua personalidade, aquela que é tarefa da psicanálise descobrir.

A VIDA possui uma sabedoria íntima, muito acima de nossa vontade e conhecimento, da qual somos grandemente devedores, por termos chegado até aqui e conseguirmos sobreviver a cada minuto.

Caminhando, caminhando, chega-se ao último ato. Aparece o extremo horizonte para além do qual cai o pano. Na velhice quem viveu apenas para o presente, na matéria, olha para trás com saudade, agarrando-se ao passado que lhe foge. Quem viveu em função do futuro, no espírito, olha para a frente cheio de esperança na direção de nova VIDA que o espera.

O primeiro é verdadeiramente velho, espírito e corpo. O segundo é velho apenas no corpo, mas é jovem na alma. Para quem viveu preso à Terra, é o fim. Para quem viveu olhando para o alto, é o princípio.

Se cada dia tiverdes sabido criar no espírito e na eternidade, se tiverdes dado a cada ato esse objetivo mais alto e mais substancial, tereis caminhado com o tempo e não direis: o tempo passou! Tereis renovado vossa juventude com vosso trabalho e não tereis envelhecido tristemente. Então não direis mais da vida : vanitas vanitatum.

O ponto máximo de vossa VIDA psíquica custa a chegar e, por vezes, só aparece no fim, muito depois da juventude do viço físico, última delicada flor da alma.

O verdadeiro objetivo de nossa existência, o de construirmos a nós mesmos, não pode ser alcançado no limitado número de experiências de uma só VIDA. Quanto mais nos elevamos, tanto menos estamos jungidos a formas de VIDA na matéria, e menor é a necessidade da carne, produto da conjunção sexual que é parte daquele mundo inferior e ilusório.

Quanto mais se caminha para o alto, tanto mais a vida se oferece abrindo as portas ao amor. Quanto mais se desce, tanto mais a VIDA se contrai em uma dura casca de egoísmo que não abre as portas ao amor.

Se a VIDA psíquica não é filha direta dos pais, tem parentesco com estes pela via da afetividade, que a chama e atrai para determinado ambiente.

Sem Amor por mais rica que seja a VIDA, ela é estúpida, sem objetivo destituída de sentido.
Tudo na VIDA é uma contínua luta entre a necessidade de conservação, a que preside o instinto do egoísmo, e a necessidade de expansão, a que preside o instinto altruísta do Amor.

A virtude deve engrandecer a vida, desenvolvê-la e não sufocá-la. A VIRTUDE está em usar tudo com medida e desprendimento, com a finalidade de viver, existir com o objetivo de evoluir.

Devemos ser virtuosos, porém com mais inteligência. Consiste a VIRTUDE em fazer a vida elevar-se, e não em mutilá-la e matá-la.

Quem procura verdadeiramente a VIRTUDE , procura-a em si mesmo e não nos outros e, se a possui, não a exibe para honrar-se.

A visão da presença de Deus não é uma abstração, mas é a percepção de uma realidade viva e positiva. Esta realidade objetiva alcança-se por evolução, atingida pelo grau de sensibilidade ou de desenvolvimento da capacidade perceptiva, pela perspicácia psíquica ou pela elevação mental.

A EVOLUÇÃO psíquica e a evolução morfológica estão ligadas, pois constituem o mesmo processo evolutivo. Uma não pode ser isolada da outra, porque a evolução morfológica só representa a expressão exterior da evolução do princípio espiritual e constrói para si mesmo, regendo-o, o seu organismo no plano físico.

A EVOLUÇÃO surge de dentro, e não de fora. Trata-se de um impulso espiritual, ignorado pelo ambiente externo, material. A EVOLUÇÃO , que passa do plano físico ao dinâmico e ao psíquico, transforma todo o universo num psiquismo. É preciso compreender o que Darwin e seus seguidores materialistas não compreenderam e não podiam compreender, isto é, que a EVOLUÇÃO é guiada por um fluxo vital e que sua substância é espiritual.


Pietro Ubaldi


Sobre o autor

Pietro de Alleori Ubaldi, melhor conhecido como Pietro Ubaldi (Foligno/Itália, 18 de Agosto de 1886 — São Vicente/Brasil, 29 de Fevereiro de 1972), foi um filósofo e pensador espiritualista italiano. Conhecido por Sistematizar e propagar a Doutrina Espírita, por meio da técnica das "Noures".

Nenhum comentário:

^