sábado, 15 de fevereiro de 2014

Objetivo da Encarnação


Uma das grandes questões da filosofia humana é o buscar saber a razão pela qual nós existimos. Por que somos, e por que aqui estamos? Entender o motivo da vida humana é algo fundamental para que uma sociedade seja sadia. Provavelmente seja este o motivo de vivermos em uma sociedade caótica e imediatista, aonde o ser humano não possui perspectiva de nada com relação ao seu futuro, vivendo perdido num mundo ainda materialista, sem saber que sua vida é uma oportunidade única para seu progresso individual. Aos serem perguntados sobre a encarnação, os Espíritos Superiores responderam o seguinte:

132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?

"Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. E assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta".

Esta resposta não poderia ser mais completa, pois abarca todos os tipos de encarnação com os quais nos foi possível ter conhecimento na Terra.

Em um planeta como o nosso, aonde o mal e o culto à matéria ainda predominam, a maior parte daquele que reencarnam na Terra estão a expiar por alguma coisa, ou seja, estão aqui para passar por determinado processo de dificuldade, seja de ordem física ou de ordem moral, cuja finalidade é o da educação da alma em alguma virtude específica.

Sendo o Mundo Espiritual a morada original dos Espíritos, cabe aos mundos do infinito o objetivo de serem escolas para as almas que estão a caminho da perfeição, sendo que cada escola dessa comporta um nível diferente de almas, que devam passar por sua vez pelo aprendizado de diferentes tipos de lição.

A Terra pode por sua vez ser comparada a uma creche, pois é um mundo destinado a almas ainda relativamente jovens dentro do infinito do cosmos, cujas lições são aquelas mais básicas para a manutenção saudável da alma no Mundo Espiritual: o amor, a caridade, a benevolência, a sabedoria e a razão.

Contudo, também se faz necessário na Terra a presença de Espíritos que se destaquem à massa reinante. Que sejam mais maduros e que possam instruir aqueles que aqui estão em prova e/ou expiação.

Estes são os missionários, Espíritos mais amadurecidos que vêm trazer progresso nos campos da ciência, da religião, da política, da economia, da paz etc. São aqueles indivíduos que revolucionam o ambiente em que vivem, tornando-os muito melhores, sendo referência para as gerações seguintes.

Existem também, os missionários ocultos. Seres que não vêm a Terra para missões coletivas, mas para indivíduos em particular. Normalmente são Espíritos que poderiam viver em mundos superiores, mas que abdicam temporariamente este tento para ajudar aqueles afetos que ficaram para trás na Terra. São renúncias de amor, que podem ser perigosas para quem desce, pois por serem ainda seres imperfeitos, podem incorrer em débitos futuros, perdendo em definitivo o status alcançado anteriormente.

Finalmente existem aqueles seres mais do que especiais, que as tradições orientais chamam de Avatares. Seres de pureza indefinível que vêm de tempos em tempos iluminar a Terra, trazendo um novo modo de pensar e de se relacionar. O maior de todos foi Jesus. Maior pela sua hierarquia espiritual e pela simplicidade e alcance da mensagem. Um indivíduo que atuou na província mais miserável do Império Romano, conseguiu deixar uma marca tão profunda em nossas almas, que inclusive o tempo passou a ser convencionado entre antes e depois de sua vinda.

A encarnação é o momento de colocarmos em prática aquilo que aprendemos nos mundos espirituais. É a hora de revermos antigos inimigos e de reencontrarmos antigos afetos do coração. Porém, acima de tudo é uma oportunidade única, pois é o único meio pelo qual o Espírito pode ascender rumo à verdadeira felicidade.


Referências para estudos: O Livro dos Espíritos - Cap.2
Renúncia - Emmanuel - Cap.1

Nenhum comentário:

^