segunda-feira, 19 de março de 2012

Poder do Pensamento


Afinidade e Sintonia

“A ciência do invisível há de sempre ultrapassar os métodos humanos.”
Léon Denis

Afinidade, segundo o Dicionário Aurélio, significa: relação, semelhança. Semelhança entre duas espécies; conformidade, identidade, igualdade. Afinidade de gostos. Coincidência de gostos ou de sentimentos. Afinidade espiritual.

Sabemos que tudo no Universo é força, é luz, é atração. Tudo vibra e é vida na infinitude cósmica. Vibrações atraem vibrações similares, aproximando as almas por meio do pensamento e dos sentimentos que irradiam.

Nossos desejos, nossos ideais exteriorizam-se em nossas vibrações atraindo, naturalmente, os que cultivam os mesmos valores.

Para entendermos mais claramente essa questão de vibrações, lembremos com Leon Denis que:

“[...] exatamente como os sons e a luz, os sentimentos e os pensamentos se exprimem por vibrações que se propagam pelo espaço com intensidades diferentes. As vibrações de cérebros pensantes, de homens ou de Espíritos se cruzam e entrecruzam ao infinito, sem jamais se confundirem. Em torno de nós, por toda parte, na atmosfera, rolam e passam como torrentes incessantes, fluxos de ideias, ondas de pensamentos.”

Afinidade é tudo isso e está sempre presente em nossa vida. Quanta afinidade somos capazes de encontrar? Não se trata, porém, de quantidades, mas de qualidade. Qualquer um de nós pode compreender, bem profundamente, o que significa essa coincidência de gostos ou de sentimentos.

Afinidade pode ser algo muito prazeroso, pois ao encontrarmos pessoas que pensam de acordo como pensamos, que apreciam as mesmas coisas que nós apreciamos naturalmente nos sentimos próximos e, por consequência, procuramos manter essa convivência. Essa identificação nos fortalece, traz-nos a sensação de que não estamos sós em nossas preferências e pontos de vista.

A afinidade, em âmbito geral, amplia-se infinitamente, quando se trata de uma condição ou estado intimo, de uma busca espiritual que transcende a forma e expressa uma vontade, um ideal de conexão com o Amor presente em cada ser e em todo o Universo. É assim que passamos a cultivar uma indignação com aqueles que igualmente têm o mesmo desejo. Não importa, pois, quaisquer diferenças de raça, de distancia geográfica ou de cultura, o que importa é que nós buscamos o mesmo objetivo, que anelamos a mesma coisa.

Isto nos remete agora à questão da sintonia.

Sintonizar, segundo o Dicionário Aurélio, é ajustar um aparelho de rádio ao comprimento da onda transmitida pela estação emissora. Harmonizar-se, afinar-se.

Nossa mente – já mencionamos linhas atrás – é como se fosse uma estação de rádio, transmissora e receptora. Diz-se que há sintonia quando uma onda encontra ressonância em um campo vibratório equivalente, sendo captada por um receptor na mesma frequência (faixa) vibratória.

Há sintonia quando há afinidade. Isto vale tanto para as coisas positivas quanto para as negativas, superiores e inferiores, moralmente falando. Preferências geram sintonia.

Os que desejam a mesma coisa, os que cultivam emoções semelhantes entram em sintonia mental, porque se afinam.

Pessoas promovem reuniões, fundam agremiações, clubes, e até religiões para favorecer a aproximação daqueles que cultivam as mesmas ideias, preferências e crenças; interesses comuns nos aproximam.

A Mentora Espiritual Joanna de Angelis leciona muito profundamente a respeito do tema. Vamos conferir:

“As leis de afinidade ou de sintonia, que vigem em toda parte, respondem pela ordem e pelo equilíbrio universal [...]. Transferidas para a ordem moral, as leis de afinidade promovem os acontecimentos vinculando os indivíduos, uns aos outros, de forma que o intercambio seja automático, natural.

Mentes especializadas mais facilmente se buscam em razão do entendimento e interesse que os dominam na mesma faixa de necessidade. Há uma inevitável atração entre personalidades de gostos e objetivos semelhantes, como repulsa em meio àqueles que transitam em faixas de valores que se opõem.

Na área psíquica o fenômeno é idêntico. Cada mente se irradia em campo próprio, identificando-se com aquelas que ai se expandem.”

Uma pergunta, a essa altura, é perfeitamente cabível. Em termos práticos, como funciona essa questão de sintonia e das relações mentais em nossa vida?

Quem vai responder e explicar é o escritor José Marques Mesquita:

“A energia que flui da mente de uma pessoa transporta consigo as suas disposições intimas e as imagens emitidas por sua mente. Por meio desse fluxo de energia é que ela estabelece com outras mentes, encarnadas ou desencarnadas, com as quais se afine, uma ligação através da qual as mentes refletem entre si sua mutua influencia, nisso consiste as relações mentais da pessoa com outras mentes [...]

O nosso modo de ser e de sentir exprime as características da nossa personalidade, as quais se refletem nas ondas mentais que nos são peculiares, ondas essas por meio das quais atuamos sobre outras pessoas que, mentalmente dotadas das mesmas condições vibratórias (sintonia), também atuam sobre nós, segundo o grau de receptividade estabelecido na permuta de influencias. Essa receptividade guarda relação com o grau de afinidade mental entre as pessoas.”

Em nossos dias observamos que há procura intensa, e frequente de um contingente cada vez maior de pessoas, que anseiam por um mundo melhor e, logicamente, por mudanças significativas na compreensão do sentido da vida. Respira-se uma atmosfera de mudança para algo mais transcendente, uma forma de espiritualização que sobrepuje a predominância, essa espécie de jugo das coisas materiais, de tudo o que pertence ao domínio do corpo e do campo físico.

O ser humano sente que é maior que isto.

A ilusão do corpo aos poucos se desvanece, à medida que o individuo reflete na sua própria condição de imortalidade.

O poder da Atração, essa Lei que impera em todo o Universo, interliga todos os que anseiam pela liberdade de pensamento, todos os que desejam empreender o voo de libertação das formas transitórias e impermanentes para a decisiva sintonia com a Espiritualidade, com os Espíritos de Luz, com Deus, afinal.

Para isso não é necessário uma santificação e que a criatura se afaste do mundo. Importa viver no mundo sem se deixar aprisionar pelas coisas do mundo, sabendo-as provisórias e passageiras.

Trata-se de uma visão de mundo, de nova perspectiva, que proporciona um crescimento interior inigualável. Essa mudança estrutural de pensamento irá se refletir no corpo físico, gerando estados saudáveis, porque evidencia a prevalência de pensamentos positivos atraindo ondas de energia saudável e benéfica.

Muito sabiamente, escreve Gabriel Delanne:

“A Ciência ensina-nos que os nossos sentidos apenas nos fazem conhecer ínfima parte da natureza, porem que, alem e aquém dos limites impostos ás nossas sensações, existem vibrações sutis, em número infinito, que constituem modos de existência de que não podemos formar ideia, por falta de palavras para exprimi-la.”


Suely Caldas Schubert

Do livro “Mentes Interconectadas e a Lei de Atração”, de Suely Caldas Schubert.

Nenhum comentário:

^