terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Boas Notícias

Destaque para algumas das notícias positivas que foram divulgadas em sites durante o mês:


Cultura de Paz


Cidade do Saber é premiada por incentivar a cultura da paz

Foi com a Praça do Campo Grande lotada nesta segunda-feira (19/12), que a diretora da Cidade do Saber (CDS), Ana Lúcia Silveira, recebeu das mãos do líder espírita Divaldo Franco, o troféu Você e a Paz. A honraria foi concedida à CDS em reconhecimento ao trabalho que desenvolve desde 2007, incluindo socialmente milhares de moradores de Camaçari, contribuindo assim para a paz na sociedade.

“A educação é fundamental para formar cidadãos e promover a paz, pois no momento em que você ‘tira esses jovens das ruas’, está afastando muitos deles do caminho da violência”, disse Divaldo, que conheceu pessoalmente a Instituição em 2008. Para Ana Lúcia, o prêmio serve de estímulo. “A gente fica muito feliz por esse reconhecimento de Divaldo, que tem uma visão transcendental. Nos impulsiona a fazer um trabalho cada vez melhor com nossos educandos, cultuando a paz e a harmonia”, diz a diretora.

Dentre as centenas de pessoas que marcaram presença na Praça do Campo Grande, em Salvador, a comunidade espírita de Camaçari estendeu faixa parabenizando a Cidade do Saber pela conquista. A cerimônia teve show do cantor e compositor Nando Cordel e contou com a presença de várias personalidades espíritas, a exemplo de Marcel Mariano e Luiz Bassuma.

Além da CDS, foram premiadas também a Instituição Remanso Fraterno, localizada em Niterói- RJ, a TV Supren de Brasília, o Grupo Cultural Olodum e o professor Ubiratan Castro de Araújo. O prêmio foi criado por Divaldo Franco e é associado ao “Movimento Você e a Paz”, lançado em 1998 e difundido no Brasil e outros países; que, nas palavras do próprio Divaldo, propõe “conclamar as pessoas a reflexionar sobre a paz pessoal, no lar, no trabalho, no grupo social, na comunidade, sobre a paz que tomará conta da Terra”.

Reconhecimento – Desde a sua fundação, em 22 de março de 2007, a Cidade do Saber já foi contemplada com os prêmios Top Social Regional 2007, o Top Social Nacional 2008 (como a única instituição do Norte/Nordeste do país), o Troféu Orgulho de Camaçari, o “Onore Al Merito Sociale” concedido pela Associação Italiana Chiara per i Bambini del Mondo e agora, o Troféu Você e a Paz.

Programa social administrado pelo Instituto Professor Raimundo Pinheiro, uma entidade não governamental, qualificada como organização social– a CDS tem a Prefeitura Municipal como principal mantenedora, através das secretarias de Cultura e Esporte. É reconhecida como o mais importante centro de conhecimento e inclusão social do estado da Bahia, através de um complexo integrado de educação, cultura, esporte e lazer que já prestou atendimento a mais de 150 mil pessoas na sede e orla de Camaçari.


Fonte texto e imagem: Cidade do Saber, 20/12/2011


Cidadania


Brasil sem Miséria supera meta e inclui 325 mil famílias em 2011


Ao fazer hoje (20) um balanço do Plano Brasil sem Miséria, que completou seis meses, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou a superação da meta de localizar, em 2011, 320 mil famílias para serem incluídas no Programa Bolsa Família. Este ano, 407 mil famílias foram identificadas pelo governo federal. Desse total, 325 mil já estão recebendo o benefício. O objetivo é localizar 800 mil famílias até 2014.

“Mas ainda não estamos satisfeitos, pois queremos encontrar essas 800 mil famílias e, ao localizá-las e incluí-las no cadastro, elas terão acesso não só ao Bolsa Família como aos outros programas sociais do governo”, disse a ministra, que participou hoje pela manhã do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

A ministra ressaltou que o balanço de 2011 na área social é “muito positivo”, com o envolvimento da população, dos prefeitos, governadores e empresários no Brasil sem Miséria. “O programa mobilizou todo o país, o que nos faz acreditar que vamos conseguir atingir nossa meta até 2014”, ressaltou.

Segundo ela, a maior dificuldade para atingir a meta de localizar essas 800 mil famílias é que muitas delas estão no meio rural, em localidades de difícil acesso, e outras vivem no meio urbano, mas não têm informação suficiente para chegar até os governos municipais. “Então, nossa dificuldade é mobilizar nossos gestores e levar a população até os serviços públicos.”


Fonte: Agência da Boa Notícia, 21/12/2011


Novo fundo criado pelas Nações Unidas beneficiará pessoas com deficiência

As Nações Unidas, por meio de parceria entre algumas de suas agências, criaram um novo fundo que irá promover os direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa visa apoiar os países na melhoria das políticas, na compilação de dados e na prestação de serviços a esse público.

O UN Partnership to Promote the Rights of Persons with Disabilities Fund, lançado este mês, vai facilitar o diálogo entre os governos e as organizações que atendem pessoas com deficiência a fim de estimular uma ação nacional contra a discriminação e a marginalização.

“A constatação de que deficiência e desenvolvimento estão interligados persuadiu os Estados-Membros das Nações Unidas a adotar, em 2006, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências,” disse Rebeca Grynspan, Administradora-Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que atuará como Secretária Técnica do Fundo.

“Esse acordo foi um marco fundamental para o movimento dos direitos das pessoas com deficiência e serviu como um instrumento poderoso, possibilitando o que Kofi Annan chamou de uma ‘nova era’, em que pessoas com necessidades especiais não terão mais que lidar com a discriminação e com atitudes que prevalecem há muito tempo. Esse fundo se apoia na promessa da comunidade internacional de acabar com a exclusão social dessas pessoas”, acrescentou Grysnpan.

Mais de um bilhão de pessoas, ou aproximadamente 15% da população mundial, vivem com algum tipo de deficiência, de acordo com o Relatório Mundial sobre Deficiência publicado no começo do ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Banco Mundial.

O governo australiano já contribuiu com aproximadamente US$ 2 milhões, sendo que mais contribuições são esperadas nos próximos meses. No lançamento do fundo em Nova York, representantes da Finlândia, da Suécia e do governo do estado de São Paulo também se comprometeram a contribuir com a iniciativa.

As agências da ONU parceiras no fundo são: a Organização Mundial do Trabalho (OIT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUR), o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), o PNUD, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a OMS.

Fonte: Viva Pernambuco, 21/12/2011


Economia


Brasil supera Grã-Bretanha e deve se tornar a sexta maior economia mundial


O Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim de 2011, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (cuja sigla em inglês é CEBR) publicadas na imprensa britânica nesta segunda-feira (26).

De acordo com a consultoria britânica, especializada em análises econômicas, a queda da Grã-Bretanha no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição.

O jornal The Guardian atribui a perda de posição à crise financeira de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O Daily Mail, outro jornal que destaca o assunto hoje (26), informa que a Grã-Bretanha foi "deposta" pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França.

Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao "futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global" com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

Um artigo que acompanha a reportagem do Daily Mail, ilustrado com a foto de uma mulher fantasiada sambando no carnaval, lembra que o Império Britânico esteve por trás da construção de boa parte da infraestrutura da América Latina e que, em vez de ver o declínio em relação ao Brasil como um baque ao prestígio britânico, a mudança deve ser vista como uma oportunidade de restabelecer laços históricos.

"O Brasil não deve ser considerado um competidor por hegemonia global, mas um vasto mercado para ser explorado", conclui o artigo intitulado "Esqueça a União Europeia... aqui é onde o futuro realmente está".

A perda da posição para o Brasil é relativizada pelo The Guardian, que menciona uma outra mudança no sobe-e-desce do ranking que pode servir de consolo aos britânicos. "A única compensação é que a França vai cair em velocidade maior".

De acordo com o The Guardian, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, se orgulha da quinta posição da economia francesa, mas, até 2020, ela deve cair para a nona posição, atrás da tradicional rival Grã-Bretanha. O enfoque na rivalidade com a França, por exemplo, foi a escolha da reportagem do site This is Money (Isso é Dinheiro) intitulada: "Economia britânica deve superar francesa em cinco anos".


Fonte: Viva Pernambuco, 26/12/2011

Nenhum comentário:

^