quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Especial do Mês


150 Anos de O Livro dos Médiuns


Estamos no ano comemorativo dos 150 anos de lançamento da segunda obra básica da Doutrina Espírita, O Livro dos Médiuns, publicada por Allan Kardec na França, no ano de 1861.

A eclosão dos primeiros fenômenos chamados "mesas girantes" ou" danças das mesas", que se espalhou por toda a Europa e Estados Unidos em meados do século XIX e o caso das Irmãs Fox, em Hydesville, passou a ser o foco das primeiras investigações científicas do prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec). Após dois anos de estudos, viu-se convencido de que a mediunidade era a única hipótese capaz de explicar aquelas ocorrências de movimentações espontâneas de objetos e sinais como "sons de batidas", produzidas por manifestações inteligentes do mundo espiritual que estabelecia um intercâmbio de comunicação entre encarnados e desencarnados.

Com o passar do tempo essa comunicação foi-se tornando mais depurada, passando pelo uso do lápis amarrado a um cesto, em cuja borda um ou mais médiuns colocavam seus dedos, até chegar a atual psicografia.

O estudo analítico das diversas modalidades de comunicação estabelecidas entre homens e espíritos originou "O Livro dos Médiuns" ou "Guia dos Médiuns e dos Evocadores". Essa será a nossa homenagem ao seu sesquicentenário, na qual mostraremos durante esse mês um pouco mais da história, produção e conteúdo da obra basilar que tem como tema a mediunidade.

Nenhum comentário:

^