segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Homenageado do Mês


Pietro Ubaldi


Italiano, nascido em terras franciscanas, a 18 de agosto de 1886, na cidade de Foligno, província de Perúgia (capital da Úmbria), o menino Pietro Ubaldi sentiu desde tenra infancia uma forte inclinação pelo franciscanismo e pelo evangelho do Cristo. A exemplo do poverelo de Assis (S. Francisco), renunciou a uma vida de riqueza e conforto, transferindo para a família todos os bens que lhe pertenciam para dedicar-se de corpo e alma a formação de sua vida espiritual.

Aos vinte e cinco anos, teve seu primeiro contato com os princípios doutrinários espíritas, através de "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec, tornando-se a partir daí reencarnacionista, fato esse que ele mesmo relatou, no ano de 1951, em uma alocução na Federação Espírita do estado de São Paulo: “Por acaso – digo acaso, mas por certo era obra da Providência – caiu em minhas mãos O Livro dos Espíritos de Allan Kardec. Eu era jovem, desorientado, não tinha, ainda, passado pela experiência dos grandes problemas da vida. Li com grande interesse e vos confesso que, em certo ponto, exclamei: achei!... Eureka! Poderia Ter eu repetido: encontrei, encontrei finalmente a solução que procurava e que me esclareceu!

Ela foi a primeira semente que deu origem ao meu adiantamento espiritual e daquele dia em diante se foi tecendo a trama luminosa no esclarecimento de tal forma que, ampliando-se, ele penetrou a ciência, a filosofia, a religião, os problemas sociais e os problemas de todo o gênero.

Devo, entretanto, confessar-vos precisamente aqui, nesta noite e neste local, que a Allan Kardec devo a primeira orientação e a solução positiva do problema mais complexo que, mais de perto, interessava-me, considerando minha condição de ser humano”. (...)

Homem de cultura admirável, poliglota, formou-se em Direito (não o exercendo profissionalmente durante a sua vida) e em Música, dedicou-se com profundidade ao estudo das ciências filosóficas e das correntes religiosas, destacando-se como o grande pensador do século XX.

Pietro Ubaldi é o nosso grande homenageado e a ele dedicaremos a nossa página do Manancial de Luz durante esse mês.


Resumo pessoal a partir dos dados biográficos do artigo publicado na Revista Cristã de Espiritismo em 30 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

^