quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Cidade Natal de Ermance

Um pouco sobre a cidade onde nasceu e viveu Ermance Dufaux:


Fontainebleau (França)




Fontainebleau combina o modernismo do INSEAD (gramados, prédios com muito vidro, aparência de campus universitário americano) com o aspecto histórico e arcano de vários marcos antigos, tais como o lendário castelo restaurado nos anos 90 pela família Rockefeller, com mais de mil aposentos e quilométricos jardins, a antiga Igreja de Saint-Louis e o Convento Carmelita.


Chateau de Fontainebleau


O Chateau de Fontainebleau sintetiza quatro séculos da História Francesa: de François I a Napoléon III. Essa “casa dos séculos” serviu de residência de verão aos soberanos da França. Além da decoração suntuosa de seus quartos e galerias, o Château de Fontainebleau também abriga dois museus nacionais: Napoléon Museum e Chine Museum.




Fontainebleau desenvolveu-se progressivamente graças à constante presença da Corte e, o que era antes uma antiga cidade real, tornou-se gradativamente uma cidade imperial. A notoriedade da cidade é reforçada pela presença de escolas famosas, instituições militares de prestígio e ainda pelos eventos culturais e esportivos que realiza, principalmente o hipismo.

No século XII, o Chatêau e a floresta se uniam para a caçada real. Hoje, onze milhões de pessoas visitam a mais famosa floresta da França todo ano, a qual possui cerca de 49.400 acres de extensão. Entre essas pessoas estão amantes da natureza, alpinistas, ciclistas, etc.

O rio Sena banha as redondezas leste e norte da cidade, e ao longo do rio, encontram-se várias vilas e cidadezinhas que inspiraram a maioria dos renomados pintores impressionistas, entre elas a vila de Barbizon – berço de muitos pintores, onde se respira arte e encontram-se comidas deliciosas – ; a cidade de Avon, com suas ruas antigas e a igreja Saint-Pierre (séc. XII); a medieval cidade de Moret, imortalizada por Sysley e Nemorus, antiga capital da região turística de Gântinais.

(Angelus, Jean-François Millet, em Barbizon, França, 1859, conservado no Museu Orsay de Paris)

Durante o último século, a charmosa vila de Barbizon, às margens da floresta de Fontainebleau, tornou-se um importante centro de pintores de paisagens. Aqui, artistas como Jean-François MILLET e Théodore ROUSSEAU deram início ao Impressionismo.

Do INSEAD à principal rua da cidade dá para se ir a pé. Na Rue Grande encontram-se ótimos hotéis, comércio variado e muitos restaurantes de todos os tipos, gostos e etnias, os quais se espalham por toda a cidade. Aos domingos — de manhã até o meio da tarde — Fontainebleau enche-se de todo o tipo de feiras. Nos fins de semana é grande o afluxo de turistas à cidade, principalmente ao castelo.


Fonte: Blog da Ale

Imagens: Blog da Ale / Estrolábio / webtourist.net

Nenhum comentário:

^