sábado, 30 de outubro de 2010

Gandhi, a história cronológica de um "Missionário Pacifista"


1869 – Nascimento, em 2 de outubro, de Mohandas Karamchand Gandhi, em Probandar.

1882 – Casamento de Mohandas com Kasturbai.

1888 – Partida para a Inglaterra; estudos de direito.

1891 – Admissão na advocacia e retorno a Índia. Advogado em Bombaim, depois em Rajkot.

1893 – 4 de abril; partida para a África do Sul. Noite de Pietermaritzburg. Pretória.

1894 – Retorno a Durban. Funda o Congresso Indiano do Natal. Advogado no tribunal.

1896 – Visita à Índia. Atacado a retornar a Durban.

1900 – Organiza uma unidade de enfermeiros de ambulância durante a Guerra dos Bôeres.

1901 – Retorno à Índia.

1902 – Abre um escritório de advocacia em Rajkot, depois em Bombaim. Retorno à África do Sul a pedido de seus compatriotas.

1903 – Advogado em Johannesburg. Funda o Indian Opinion em Durban.

1904 – Leitura de Ruskin, funda a colônia de Phoenix.

1906 – Rebelião dos zulus, padioleiro voluntário. Voto de brahmacharya. Agosto: publicação da “Lei Negra”; setembro: campanha de resistência; Gandhi vai a Londres para advogar contra projeto de lei.

1907 – Juramento contra “Lei Negra”. Organização da resistência passiva; forja o termo satyagraha. Doa todos os seus bens.

1908 – Dois meses de prisão. Fevereiro: acordo assinado com o general Smuts, que recusa revogar a lei. Agosto: auto-de-fé voluntário dos certificados de registro. Outubro: a prisão de novo.

1909 – Em Londres, em busca de apoio. Primeira carta a Tolstoi. Redação de Hind Swaraj no navio, ao retornar.

1910 – Funda a fazenda Tolstoi.

1913 – Nova campanha de satyagraha. Outubro: greve dos mineiros, marcha épica; cinqüenta mil trabalhadores indianos em greve. Prisão.

1914 – Negociações entre Gandhi e Smuts. Partida definitiva da África do Sul. Londres: recrutamento de enfermeiros de ambulância indianos para a guerra.

1915 – Retorno à Índia. Funda o ashram de Sabarmati, onde recebe uma família de intocáveis.

1917 – Satyagraha de Champaran, no Bihar.

1918 – Satyagraha com os operários das indústrias de fiação de Ahmedabad. Jejum de três dias em apoio aos operários. Satyagraha do Khera. Recrutamento para o exército inglês.

1919 – Juramento de satyagraha contra as leis Rowlatt. Jejum de três dias. “Um erro do tamanho do Himalaia.” Abril: massacre de Jaliyanvalabagh no Penjab. Encontro com Motilal Nehru. Edita dois jornais: Young Índia e Nevajivan.

1920 – Assume a liderança do movimento do Califado, lança a idéia e o termo de não-cooperação. Agosto: morte de Tilak. Setembro: o Congresso alia-se ao programa de Gandhi. Dezembro: início do movimento.

1921 – O movimento conquista a Índia inteira. Novembro: visita do príncipe de Gales e hartal. Conflitos em Bombaim. Jejum de cinco dias.

1922 – Massacre de Chauri Chaura e suspensão do movimento de não-cooperação. Grande processo em Ahmedabad, seis anos de reclusão.

1923 – Prisão de Yeravda. Redige Satyagraha in South África e Autobiografia. Leituras, roca de fiar.

1924 – Liberado da prisão. Vinte e um dias de jejum após os conflitos hindus-muçulmanos.

1925-1926 – Retiro da vida política. Viagens, propaganda da roca de fiar e do khadi.

1927-1928 – Boicote da comissão Simon; decisão de lançar uma campanha de desobediência civil, se dentro de um ano, o estatuto de domínio autônomo não for concedido à Índia.

1929 – Lançamento oficial da campanha pela independência.

1930 – Março, abril: marcha do sal. Maio: detenção de Gandhi; o movimento se desenvolve em toda Índia.

1931 – Liberado da prisão. Março: pacto Gandhi-Irwin. Setembro: em Londres, última fase da mesa-redonda e fracasso. Paris, Suíça, Itália: visita a Romain Rolland, encontro com Mussolini. Dezembro: retorno a Bombaim.

1932 – Detenção de Gandhi, repressão em massa. Setembro: “jejum épico” contra os eleitorados separados para os intocáveis. Pacto de Poona.

1933 – Jejum de purificação na prisão; solto, dissolve seu ashram. Viagem de dez meses em favor dos intocáveis. Harijan substitui Young Índia.

1934 – Suspensão da campanha de desobediência civil. Retira-se do Congresso para se consagrar ao “programa construtivo”. Funda a Associação pan-indiana da indústria rural.

1935 – Government of Índia Act, que reforça o poder dos governos provinciais.

1936-1938 – Instala-se em seagon, desenvolve o artesanato e a indústria de aldeia, khadi, roca de fiar; luta contra a intocabilidade. Viagens.

1940 – Campanha de desobediência civil individual para protestar contra a participação da Índia na guerra.

1942 – Abril: fracasso da missão Cripps. Agosto: resolução Quit Índia. Gandhi é encarcerado em Poona. Distúrbio e repressão em massa.

1943 – Jejum de protesto por três semanas.

1944 – Morte de Katursbai. Maio: Gandhi, enfermo, é solto. Setembro: fracasso das negociações Gandhi-Jinnah.

1945 – Fracasso da conferência de Simla.

1946-1947 – A “grande matança de Calcutá”, seguida de uma série de massacres entre hindus e muçulmanos no Bihar e em Bengala. Novembro de 1946 a março de 1947: Gandhi em Noakhali (percorre 47 aldeias), depois no Bihar. Março: chegada de Mountbatten e plano de divisão da Índia, ao qual Gandhi se opôs mas acabou tendo que aceitar. Agosto: Gandhi está em Calcutá, enquanto é celebrada a independência da Índia. Jejum até a morte para deter os massacres e obter a pacificação de Calcutá.

1948 – 13 a 18 de janeiro: último jejum, em Délhi, e pacificação da cidade. 20 de janeiro: tentativa de assassinato. 30 de janeiro: assassinato de Gandhi por Nathuram Godse, um hinduísta.


Da biografia Gandhi, de Christine Jordis.

Nenhum comentário:

^