sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Especial do Mês


A Paz de Gandhi


“Não existe caminho para a paz, a paz é o caminho” (Mahatma Gandhi)

Em tempos de efusiva violência, conflitos e terrorismo; tempos em que os noticiários dão ênfase aos atentados suicidas, aos homicídios e as insurreições, muitos de nós ficamos a nos questionar sobre o que fazer para enfrentar um mundo cada vez mais cruel e perigoso.

Como promover a paz para nós mesmos e expandir essa paz para o mundo?

Quando pensamos na paz, é mister buscarmos referencias em símbolos ou pessoas que com seus exemplos de força e desvelada perseverança entregaram-se nobremente de corpo e alma pela causa, escrevendo para sempre os seus nomes na história da humanidade.

Além de Jesus, o incomparável “Mestre do Amor”, dentre outras tantas personalidades históricas, lembramos a figura de um homem pequeno e franzino, trajando apenas um pedaço de tecido branco envolto em seu quadril que apesar do seu aspecto físico era portador de uma alma gigantesca, capaz de libertar a sua nação do domínio estrangeiro usando apenas de uma arma: a “não-violência”. Seu nome: Mohandas Karamchand Gandhi, “o Mahatma Gandhi", conhecido como o Apóstolo da Não-Violência.

Ainda em vida porém, Gandhi foi por muitas vezes criticado e perseguido, terminando ironicamente os seus dias vitimado pela mesma violência a que tanto fora contrário, sendo friamente assassinado pelas mãos de um dos seus opositores. Extinguia-se a vida de um homem, eternizava-se porém uma alma que se transformou num dos mais importantes ícones da paz: sua figura é hoje a imagem do pacifismo, fato esse que fez com que a ONU instituísse o 2 de outubro, data do seu nascimento, como o Dia Internacional da Não-Violência.

O Nosso especial do mês de outubro é dedicado a “Paz” e a Não-Violência. Sob o título “A Paz de Gandhi”, em nossas postagens teremos, além de fatos históricos da vida desse nobre paladino da paz, artigos e mensagens relacionados ao tema.

Nenhum comentário:

^