quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Resumo dos Ensinos dos Espíritos


Os seres que se comunicam designam-se com o nome de Espíritos, e dizem ter vivido na Terra como homens, ou seja, fazendo parte da Humanidade. Eles constituem o Mundo Espiritual, como nós constituímos o corporal, durante nossa vida terrena.

"Os Espíritos pertencem a diferentes classes e são desiguais em poder, inteligência, sabedoria e moralidade. Os da primeira classe são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros por sua perfeição, conhecimentos, aproximação de Deus, pureza de sentimentos e amor ao bem.

"As outras classes vão se afastando dessa perfeição; os das graduações inferiores são inclinados à maioria das paixões: ódio, inveja, ciúme, orgulho, etc.

"Os Espíritos não ficam, entretanto, adstritos à mesma ordem. Todos progridem, e este melhoramento efetua-se, geralmente, pela encarnação, que é imposta a uns como expiação e a outros como missão.

"O Mundo Espírita é o mundo normal primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo.

"O mundo corporal ou terreno é secundário.

"Abandonando o corpo o Espírito volta ao Mundo dos Espíritos donde saíra.

"O Espírito tinha a sua individualidade antes de se encarnar e conserva a sua individualidade depois da morte do corpo.

"Ao voltar ao Mundo Espírita, o Espírito vai encontrar-se com todos aqueles que conheceu na Terra, e todas as suas existências se lhe desenham na memória, com a lembrança do bem e do mal que se fez.

"Os Espíritos exercem no mundo moral e mesmo no mundo físico, uma ação incessante; têm influência sobre a Matéria e sobre o pensamento; constituem uma das potências da Natureza; causa eficiente de grande número de fenômenos inexplicados e aos quais só o Espiritismo dá solução racional.

"As relações dos Espíritos com os homens são constantes; os bons nos induzem a praticar o bem; e os maus a praticar o mal.

"Os Espíritos manifestam-se espontaneamente ou por evocação.

"Podemos evocar todos os Espíritos, que são atraídos na razão da sua simpatia pela natureza moral do meio que os invoca.

"A distinção entre os bons e maus Espíritos, não é tão fácil, mas pelo estudo e experiência se reconhece e distingue uns dos outros, como a árvore pelos frutos.

"A Moral Espírita é a Moral Cristã, resumida na sentença: fazem aos outros o que queres que te façam; e não faças o que não quiseres que te façam.

"O Espiritismo é Religião Divina, e o ponto mais saliente e básico da Doutrina é: DEUS, em seus infinitos atributos; bom, eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e sábio.


Cairbar Schutel

Do livro “Médiuns e Mediunidade”, de Cairbar Schutel.
Imagem: Instituto André Luiz

Nenhum comentário:

^