sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Boas Notícias

Seleção de notícias positivas divulgadas em sites durante esse mês:


Ciência


Córneas sintéticas oferecem esperanças a deficientes visuais

Córneas sintetizadas em um laboratório melhoraram bastante a visão de dez pacientes suecos que sofriam de deficiências visuais graves. Feitos com colágeno sintético, os implantes podem, no futuro, eliminar as filas de espera por doações de córneas humanas. Eles permitem uma recuperação mais rápida do paciente e não provocam rejeição - problema comum em implantes convencionais.

Os pesquisadores da universidade sueca Linkoping, responsáveis pelo trabalho, enfatizam que este foi um estudo pequeno, com apenas dez participantes, mas dizem estar otimistas quanto ao possível sucesso do tratamento após testes em grande escala. A pesquisa foi publicada na revista científica Science Translational Medicine.

A córnea é uma camada de tecido transparente que cobre a pupila, a íris e a frente do olho. Ela é composta de colágeno. Danos a essa membrana são a segunda maior causa de cegueira no mundo, afetando quase dez milhões de pessoas. Os implantes são feitos com leveduras e sequências de DNA humano. Uma vez implantados, eles promovem a regeneração dos nervos e células no olho do paciente.

Estudo

Tecido danificado foi retirado das córneas de dez pacientes e substituído por implantes. O grupo foi monitorado durante dois anos após as cirurgias. Dos dez, seis foram capazes de ver quatro vezes mais longe do que antes da operação.

Todos tiveram melhorias em sua visão, mas alguns precisaram do auxílio adicional de lentes de contato. Uma das autoras do estudo, a professora May Griffith, da universidade de Linkoping, disse à BBC que a equipe ficou surpresa com os resultados.

"Nosso objetivo era apenas testar a segurança dessas córneas em humanos, então a melhoria na visão foi um verdadeiro bônus".

Ela explicou que o sucesso dos implantes está em sua habilidade de permitir que os tecidos do olho se regenerem.

"Os próprios nervos e células do paciente crescem de novo dentro dessa estrutura pré-fabricada, recriando uma córnea que se assemelha ao tecido saudável normal do olho", disse Griffith. "Então (a córnea sintética) está essencialmente estimulando a regeneração".

A melhoria na visão dos pacientes foi igual à esperada caso tivessem recebido doações de córneas humanas, mas, em alguns aspectos, a recuperação do olho foi melhor em comparação com os implantes convencionais.

"A recuperação dos nervos foi mais rápida em todos os pacientes do que teria sido se tivessem recebido enxertos humanos". O grupo não apresentou rejeição e não precisou tomar drogas imunossupressoras - como acontece em pacientes que recebem córneas humanas.

A córnea retira oxigênio das lágrimas. Os implantes sintéticos foram capazes de produzir lágrimas normais e tornaram-se sensíveis ao toque.

Córneas protéticas, feitas de plástico, já foram usadas em pacientes que tiveram complicações após receber enxertos de córneas humanas.

Elas são difíceis de implantar e podem causar infecções, glaucoma e descolamento da retina.


Fonte: Terra Notícias, 26/08/2010


Vitamina D pode proteger contra câncer, diabete e artrite

A vitamina D pode proteger o corpo humano contra uma série de doenças ligadas a condições genéticas, incluindo câncer, diabete, artrite e esclerose múltipla, segundo uma pesquisa britânica recém-publicada. Os cientistas mapearam os pontos de interação entre a vitamina D e o DNA e identificaram mais de 200 genes influenciados pela substância.

A vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo pela exposição ao sol, mas a substância está presente também em peixes e crustáceos e, em menor quantidade, em ovos e leite. Mas acredita-se que até um bilhão de pessoas em todo o mundo sofram de deficiência de vitamina D pela pouca exposição ao sol.

Já se sabia que a falta de vitamina D podia levar ao raquitismo e havia várias sugestões de ligações com doenças, mas a nova pesquisa, publicada pela revista especializada Genome Research, é a primeira que traz evidências diretas de que a substância controla uma rede de genes ligados com doenças.

Receptores

Os pesquisadores, da Universidade de Oxford, usaram uma nova tecnologia para o sequenciamento do DNA para criar um mapa de receptores de vitamina D ao longo do genoma humano. O receptor de vitamina D é uma proteína ativada pela substância, que se liga ao DNA e assim determina quais proteínas são produzidas pelo corpo a partir do código genético.

Os pesquisadores identificaram 2.776 pontos de ligação com receptores de vitamina D ao longo do genoma, concentrados principalmente perto de alguns genes ligados a condições como esclerose múltipla, doença de Crohn, lupus, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer como leucemia linfática crônica e câncer colo-retal.

Eles também mostraram que a vitamina D tinha um efeito significativo sobre a atividade de 229 genes incluindo o IRF8, associado com a esclerose. "Nossa pesquisa mostra de forma dramática a ampla influência que a vitamina D exerce sobre nossa saúde", afirma um dos coordenadores da pesquisa, Andreas Heger.

Seleção


Os autores afirmam que o consumo de suplementos de vitamina D durante a gravidez e nos primeiros anos de vida podem ter um efeito benéfico sobre a saúde da criança em sua vida no futuro. Outras pesquisas anteriores já haviam indicado que a pele e os cabelos mais claros entre as populações de partes da Terra com menos incidência de raios solares teriam sido uma consequência da evolução para melhorar a produção de vitamina D.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford, isso poderia explicar a razão de seu estudo ter identificado um número significativo de receptores de vitamina D em regiões do genoma com mutações genéticas mais comumente encontradas em pessoas de ascendência europeia ou asiática.

A deficiência de vitamina D em mulheres grávidas pode provocar contrações pélvicas, aumentando o risco de morte da mãe e do feto. Segundo os pesquisadores, essa situação pode ter levado ao fim de linhagens maternais de pessoas incapazes de aumentar sua disponibilidade de vitamina D.

"A situação em relação à vitamina D é potencialmente uma das pressões seletivas mais poderosas no genoma em tempos recentes", afirma outro coordenador da pesquisa, George Ebers. "Nosso estudo parece apoiar essa interpretação e pode ser que não tivemos tempo suficiente para fazer todas as adaptações de que precisávamos para suportar nossas circunstâncias", disse.

Fonte: Terra Notícias, 24/08/2010.


Meio Ambiente


China fecha fábricas poluidoras antes de conferência do clima

A China, segunda economia mundial e primeiro emissor global de gases de efeito estufa, determinou o fechamento de milhares de fábricas poluidoras, antes de sediar, em outubro próximo, uma conferência preparatória da Cúpula do Clima de Cancún.

As autoridades chinesas querem mostrar-se responsáveis, embora continuem argumentando que o gigante asiático emite menos gases estufa por habitante do que os países desenvolvidos.

O fechamento brutal de fábricas é "um gesto para mostrar que o país faz tudo o possível para alcançar seus objetivos", disse à Andy Xie, economista independente radicado em Xangai.

"Os dirigentes precisam salvar a pele", acrescentou Andy Xie. Nas últimas semanas, o governo determinou o fechamento, até setembro, de 2.087 siderúrgicas, cimenteiras, fábricas de alumínio e vidro, sob pena de ter interrompido o fornecimento de energia elétrica e seus proprietários fiquem privados do acesso ao crédito.

As autoridades já aplicaram sanções na província de Anhui (leste, perto de Xangai), onde mais de 500 fábricas que não reduziram suas emissões o suficiente viram interrompido por um mês o abastecimento de eletricidade, noticiou a imprensa.

Uma dúzia recebeu ordem para fechar definitivamente, enquanto outras deverão reduzir sua capacidade de produção, destacou a mídia chinesa. As províncias vizinhas também tomaram medidas com o mesmo objetivo.

Em Nanquin, capital de Jiangsu, mil empresas viram o governo impôr um teto para seu consumo elétrico e um número não determinado de usinas teve que suspender sua produção.

Na província vizinha de Zhejiang, 69 empresas da cidade de Jinhua são submetidas, desde julho até setembro, a um racionamento de energia, e em Shaoxing, 200 companhias vivem a mesma situação, embora a condição ali se estenda até o fim do ano.

Em julho, Pequim anunciou o fim das tarifas preferenciais de eletricidade às indústrias grandes consumidoras de eletricidade, que reduziram suas contas em um valor estimado em 15 bilhões de iuanes (1,7 bilhão de euros).

O governo chinês tenta, com estas medidas, "esverdear" sua imagem "verde" depois de ter se comprometido, durante a Cúpula do Clima em Copenhague, a reduzir em 45% sua intensidade de carbono, ou seja, suas emissões de CO2 por unidade do PIB até 2020, com relação aos níveis de 2005.

Para alcançar este objetivo, o país investirá 738 bilhões de dólares na próxima década para produzir 15% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, sobretudo de origem hídrica e eólica.

No fim de 2009, a China reduziu sua intensidade energética em 14%, mas durante o primeiro semestre deste ano, voltou a aumentar levemente (0,09%). Este foi o primeiro aumento desde 2006.

Pequim sediará, em outubro, uma conferência climática preparatória para a Cúpula da ONU, em Cancún (México), prevista para o fim do ano e destinada a alcançar um acordo que substitua o protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Neste contexto, se a China se distanciar de seu objetivo de redução para 2010, "sua credibilidade com relação aos compromissos sobre as mudanças climáticas ficará comprometida em nível internacional", disse Damien Ma, da Eurasia Group, empresa de consultores estabelecida em Nova York.

As tentativas precedentes de fechamento das fábricas poluidoras terminaram, com frequência, em fracasso, já que novas fábricas abriam no mesmo local onde outras fechavam. Mas o governo parece encarar o tema com mais seriedade desta vez, adverntindo à dirigência local que não teria promoções se não alcançarem seus objetivos de redução de emissões, disse Ma.

Para Yang Ailun, responsável do Greenpeace China, o fechamento de fábricas parece uma medida enganosa, uma vez que os problemas de poluição na China não param de se agravar nas três últimas décadas de crescimento econômico.

"Estas fábricas devem fechar, mas seria mais conveniente para o governo tomar medidas de longo prazo agindo sobre os preços (da energia)", disse a militante ecologista.

Fonte: Terra Notícias, 23/08/2010


Educação


Universidade Luso-Afro-Brasileira terá apoio da ONU

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) está participando da implantação da Universidade Luso-Afro-Brasileira (Unilab), que será construída no Nordeste do Brasil.

A Unilab é parte das iniciativas do governo brasileiro para apoiar a promoção da língua portuguesa no mundo. Metade das 5 mil vagas da instituição será reservada para estudantes dos países lusófonos na África e do Timor-Leste.

Saúde Pública

O ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Speller, foi confirmado nesta quarta-feira, 25 de agosto, na chefia da Unilab. A nova instituição de ensino terá como sede a cidade de Redenção, no Ceará.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) também apoiará a Unilab, que ministrará cursos em áreas como desenvolvimento agrário, saúde pública, gestão e educação. O programa busca apoiar estratégias de desenvolvimento e a redução das desigualdades sociais nos países africanos, no Timor Leste e no Brasil.

Segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo brasileiro, a previsão é de que as obras do campus comecem em meados de 2011. As atividades acadêmicas terão início ainda este ano em instalações provisórias cedidas pela prefeitura local. A previsão é de que a Unilab atenda a 5 mil estudantes presenciais de graduação, dos quais 50% serão brasileiros e 50% originários de países parceiros.


Fonte: Terra Notícias, 26/08/2010.


Pró-Vida


Campanha Nacional por Parlamentares em Defesa da Vida é lançada em Fortaleza


O Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto e o Movimento em Favor da Vida (Movida) lançaram nesta quinta-feira (19), em Fortaleza, a Campanha Nacional - A Vida Depende de Seu Voto. A intenção da campanha é informar o eleitor para que escolha candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal que defendam a vida desde a concepção até a morte natural.

O lançamento, na sede do Movida (Av. Desembargador Moreira, 2120 / 1308 – Aldeota) contou com a presença da Presidente do Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto, a médica. Lenise Garcia, professora do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB), do Presidente do Movida, Fernando Lobo, além de representantes de entidades que atuam em defesa da vida, e de atores e atrizes que estão em Fortaleza para a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental.

Em visita a Agência da Boa Notícia, Lenise Garcia informou que o postulante a cargo de deputado ou senador que desejar ter seu nome na lista de candidatos pró-vida, disponibilizado no site da campanha, pode acessar o endereço eletrônico www.brasilsemaborto.com.br, preencher o Termo de Compromisso, registrar o documento em cartório e enviar para o Movimento Nacional.

“Os critérios para a inclusão de candidatos na lista são honestidade, compromisso com a ética, com as necessidades do povo, competência administrativa, além da defesa da vida desde a sua concepção até a morte natural”, preconiza a campanha.

Lenise Garcia ressalta que as estatísticas sobre aborto no Brasil não são confiáveis e para aqueles que defendem a legalização do aborto, argumentando ser a prática um problema de saúde pública, a médica responde que “se aborto é um problema, aborto não é a solução”. Considera que aborto “seja legal ou clandestino” não é apenas uma agressão ao direito à vida do embrião, “faz muito mal também à mulher”.

Em Portugal, onde o aborto é legalizado há três anos, diz Lenise, as autoridades médicas estão preocupadas porque existem casos de jovens de 18 anos que já fizeram três abortos e estão com a saúde em desequilíbrio.

Mais informações: Lenise Garcia, Presidente do Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto - Fone: 61 3345 0221 – E-mail: contato@brasilsemaborto.com.br / Fernando Lobo, Presidente do Movida – Fone: 85 8696 1172)


Fonte: Agência da Boa Notícia, 20/08/2010


Solidariedade


Saiba como ajudar o Iprede a salvar vida de crianças cearenses

Com o estoque de leite em pó ainda em baixa, o Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede) conta com a solidariedade da população para ajudar a salvar a vida de centenas de crianças cearenses. A coordenadora de Gestão de Parcerias da ONG, Eliane Melo, informa que para atender as crianças assistidas é preciso um total de 250 latas por dia. Essa é a necessidade mais urgente. Saiba como você pode colaborar.

Basta ligar para o telefone 3218.4000 e combinar a forma de entregar doação ou ir diretamente à sede do Iprede, na Rua Carlos Lobo, 15 – Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. “O ideal é ter um estoque para dez dias”, diz Eliane, mas na semana passada a reserva caiu a ponto de ter o suficiente apenas para um dia. Nesse caso, Eliane esclarece que o Iprede é obrigado a comprar leite em pó, afetando o orçamento feito para cobrir outras despesas.

Outra forma de ajudar o Iprede pode ser por meio de um valor cobrado na conta de luz, esclarece a coordenadora. Para isso, o interessado deve ligar para o Iprede e fazer ao cadastro, informando quanto deseja doar. Para quem não pode fazer doações em dinheiro, pode doar notas fiscais a partir de R$ 5,00. A ONG faz parte do Programa Programa “Sua Nota Vale Dinheiro", realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Do valor total das notas, o Iprede recebe 0,5%.

O Iprede atende atualmente 1000 crianças entre zero e seis anos de Fortaleza e de outros municípios cearenses. Elas recebem acompanhamento de médico, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e pedagogo. Nos dias de atendimento, mães e crianças ficam um turno na sede da entidade, pela manhã ou à tarde.

“Muitas crianças vêm de outras cidades em transporte da Prefeitura e precisam ficar o dia todo”, explica Eliane. Nesses casos, a despesa do Iprede aumenta porque além de fornecer alimentação para o pequeno paciente e sua mãe, muitas vezes precisa alimentar também um irmão ou irmã que vem junto. São quatro refeições para cada um.

Saiba mais sobre o Iprede e como colaborar acessando o site http://www.iprede.org.br

Mais informações: Eliane Melo, Coordenadora da Gestão de Parcerias do Iprede – (fone: 85 3218.4000)


Fonte: Agência da Boa Notícia, 24/08/2010

Nenhum comentário:

^