sábado, 24 de julho de 2010

Boas Notícias

Seleção de notícias positivas veiculadas em alguns sites, durante esse mês de Julho:

Meio Ambiente


Rio: universidade promove ação para recuperar a Mata Atlântica

Para ajudar a preservar a Mata Atlântica e ainda estimular a consciência ambiental entre seus alunos, uma universidade carioca está promovendo a Ação Consciência Verde.

A iniciativa partiu da Universidade Veiga de Almeida (UVA) em parceria com o Instituto Terra. Juntos, eles pretendem resgatar um dos maiores símbolos verdes do Estado do Rio de Janeiro.

Para participar é necessário seguir os seguintes passos:

- Inscrever-se no vestibular pelo link www.uva.br/vestibular/conscienciaverde;
- Preencher corretamente o formulário e marcar "sim" no campo obrigatório "Está participando da Ação Consciência Verde?", presente no formulário.

Todos os candidatos que fizerem a inscrição desta forma e comparecerem no dia da prova, representarão um investimento na recuperação de 1m² de Mata Atlântica, que poderá ser acompanhado online por um link que será divulgado no final da ação.


Fonte: Notícias Terra, 23/07/2010


Livro ensina crianças a proteger a natureza



"Em O planeta está com febre, a escritora Luciana Rosa mostra aos pequenos uma saída para a preservação e recuperação do aquecimento global que atinge a Terra."


Livros infantis geralmente trazem uma moral no final da história que faz as crianças pensarem em qual comportamento se deve ter frente aos problemas da vida. E quando o problema é a causa da destruição da vida, o que fazer? Em O planeta está com febre, a escritora Luciana Rosa mostra aos pequenos uma saída para a preservação e recuperação do aquecimento global que atinge a Terra: o amor.

Com texto dinâmico e desenhos cheios de vida, feitos pelo ilustrador Salmo Dansa, o livro conta uma histórinha que ilustra a atual situação do meio ambiente global, e vai além: ao mesmo tempo que pede aos pequenos medidas para curar o mundo, porque o "egoísmo dos adultos" está destruindo o planeta, ensina que é preciso passar a mensagem de preservação à frente e mobilizar todos da comunidade.

Prefácio e atividades

O prefácio de O planeta está com febre também possui um autor engajado. O ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, escreve sobre a importância de ensinar às crianças sobre preservar a Terra, e se despede com pesamentos de incentivo de Gandhi e Chico Mendes.

No final da publicação, Luciana propõem algumas atividades educativas para as crianças, como construção de painéis, pesquisas sobre aquecimento global e envio de cartas à pessoas queridas. Além disso, a autora criou um blog para manter contato com seus pequenos leitores. Na plataforma, ela divulga ideias e desenhos enviados.


Fonte: Terra Notícias, 15/07/2010


Ciência


Telescópio acha 140 planetas que podem ter vida

“Kepler descobre planetas quando eles passam em frente a sua estrela, assim como registra Vênus ou Mercúrio ao passarem em frente ao Sol.”

Cientistas anunciaram a descoberta de 140 novos planetas parecidos com a Terra encontrados nas últimas semanas. Com os novos dados, os cientistas acreditam que existam cerca de 100 milhões de planetas parecidos com o nosso e que possam abrigar vida apenas na Via Láctea. As informações são do Daily Mail.

Os achados foram feitos pelo telescópio espacial Kepler, que procura novos planetas desde que foi lançado, em janeiro de 2009. Segundo o astrônomo Dimitar Sasselov, os planetas têm tamanho parecido com o da Terra. O cientista descreveu a descoberta como a "realização do sonho de Copérnico", em referência ao pai da astronomia moderna.

Novos planetas fora do sistema solar são descobertos quando eles passam em frente a sua estrela. O telescópio não capta uma imagem direta, mas registra a minúscula diminuição do brilho do astro quando o planeta passa em frente. Essa passagem causa "piscadas" na luz. Pelo cálculo da diminuição de brilho, do tempo entre as "piscadas" e da massa da estrela, os astrônomos conseguem descobrir o tamanho do planeta.

O Kepler continuará pesquisando o céu dia e noite, sem interrupção, pelos próximos quatro anos, segundo o cientista. Sasselov afirma que nos últimos 15 anos cerca de 500 exoplanetas foram descobertos, mas nenhum foi considerado parecido com a Terra, ou seja, com a possibilidade de abrigar vida.

"Vida é um sistema químico que realmente necessita de um planeta pequeno, água e pedras e uma grande quantidade de complexos químicos para surgir e sobreviver. (...) Tem um monte de trabalho para fazermos com isso, mas os resultados estatísticos são claros e planetas como a nossa Terra estão lá fora. (...) Nossa própria Via Láctea é rica nesse tipo de planetas", disse o astrônomo durante a apresentação dos resultados do Kepler na conferência TEDGlobal, em Oxford, no Reino Unido.


Terra Notícias, 22/07/2010


Saúde


Acordo entre OMS e COI busca promover estilo de vida saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) juntarão forças para promover estilos de vida saudáveis, incluindo atividades físicas, esporte para todos, Jogos Olímpicos sem Tabaco e a prevenção da obesidade infantil.

Representantes dos dois órgãos assinaram um memorando de entendimento na quarta-feira, 21 de julho, em Lausane (Suíça), no qual prometem cooperar em nível nacional e internacional para promover atividades destinadas a ajudar as pessoas a reduzirem o risco de doenças não transmissíveis, como câncer, ataques cardíacos e diabetes.

Reforço

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirmou que o acordo irá reforçar o combate a doenças que provocam o maior número de mortos no mundo. Doenças não transmissíveis ou não infecciosas matam cerca de 35 milhões de pessoas todos os anos, o que inclui quase 9 milhões com menos de 60 anos. A falta de exercícios físicos é apontada como o quarto maior fator de risco para todas as doenças, contribuindo para cerca de 1,9 milhão de mortos anualmente.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, ressaltou que tanto o COI como a OMS estão interessados em promover estilos de vida saudáveis.

Países vulneráveis

Uma nota da agência da ONU indica que quase 90% de todas as mortes antes dos 60 anos ocorrem nos países mais vulneráveis e podem ser evitadas por meio da redução do consumo de tabaco, adoção de dietas saudáveis e aumento de atividades físicas. Mortes causadas por doenças não infecciosas estão aumentando em todas as regiões do mundo. A OMS revela que elas irão subir para cerca de 41 milhões por ano, se a atual tendência continuar.


Fonte: Terra Notícias, 22/07/2010


Inclusão Social


Portadores de necessidades especiais recebem qualificação profissional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(SENAI), já matriculou mais de mil pessoas portadoras de necessidades especiais no estado do Ceará nos cursos de capacitação profissional. A ação faz parte do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), e tem como principal objetivo, formar essa parcela da população para o trabalho.

O programa que foi instituído em 2000 e acontece em todo Brasil, conta com apoio das empresas que contratam todos os estudantes dos cursos. No Ceará são cinco empresas participando a M. Dias Branco e o Grupo Pelágio Oliveira, do setor alimentício, o Grupo Norsa, de bebidas, a Marisol e a Vicunha, do segmento têxtil.

As contratações devem cumprir cota prevista na lei 8.213, que estabelece um numero mínimo de empregados portadores de necessidades especiais. Pela lei, as empresas que possuem cem ou mais funcionários, devem preencher de 2% a 5% das vagas para esse grupo de pessoas.

De acordo com Cid Fraga, diretor do Centro de Formação Profissional do SENAI na Barra do Ceará, os cursos são focados na necessidade que a indústria possui “As indústrias fazem o processo de seleção com as pessoas e nos passam suas necessidades. A partir disso elaboramos um programa para o curso de acordo com as especificações das funções que o estudante vai exercer”, explica Cid.

Os estudantes passam parte do tempo em salas de aula e outra parte na empresa em que vai trabalhar. “desde o início do curso, a empresa já fecha contrato com os profissionais, desta forma eles já aprendem a teoria e a prática de sua profissão”, diz o diretor. Os cursos têm, em média, duração de um ano.

Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no país cerca de 24,5 milhões de pessoas – ou 14,5% da população – com algum tipo de deficiência, que pode ser auditiva, visual, física, motora ou intelectual. O Programa de Ações Inclusivas do SENAI adapta os currículos dos cursos de formação profissional às características dessas pessoas.

O programa do SENAI oferece ainda cursos de formação ou requalificação profissional para idosos, indígenas e quilombolas em todo o país. De 1999 até janeiro deste ano foram capacitados em todo o Brasil mais de 57.000 alunos especiais. No ano passado, o PSAI formou 17.000 pessoas. Os cursos mais procurados são os de panificação, informática, mecânica de automóvel, operador de máquinas pesadas e construção civil.

Contato: Cid Fraga, diretor do Centro de Formação Profissional do SENAI – (fone: 85 3241 5501)


Fonte: Agência da Boa Notícia, 20/07/2010


Paz


Movimento Por Amor à Vida realiza Fórum para sensibilizar a sociedade


Diante das situações de atentado à vida registradas em Fortaleza, surgiu o Movimento Por Amor à Vida com a intenção de mobilizar a sociedade, buscando diagnósticos e propondo estratégias para garantir uma convivência. Nesta quinta-feira (1°), o Movimento realiza o Fórum Por Amor à Vida, às 17h, na Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1.100 - José Bonifácio).

O Fórum é aberto à participação de todas as pessoas e instituições interessadas em congregar forças para reverter o atual quadro de violência e garantir que todas e todos possam viver com dignidade. A inscrição pode ser feita no blog do Movimento: www.poramoravida.org/inscricoes

Segundo a assessoria de imprensa do Movimento, o Forum será o “momento de pactuar as diretrizes do Por Amor à Vida, além de sensibilização e busca de adesões da sociedade”. O encontro será aberto com a apresentação do movimento e, em seguida, os participantes do Fórum serão convidados a integrar um dos cinco grupos de trabalho.

Os temas a serem discutidos pelos grupos são: “Cidade, Violência e ações de defesa da vida”, “Sistema de Justiça e de Garantia de Direitos”, “Cultura das Adicções: abuso de álcool e outras drogas”, “Ações Comunitárias em Rede” e “Cultura, Cidadania, Ações Cotidianas e Gentileza”.

Os participantes de cada grupo buscarão apresentar a situação relativa a cada tema, identificar estratégias e ações a serem apoiadas e potencializadas pelo Movimento e delinear resultados esperados a curto e médio prazos. Em seguida, cada grupo levará o resultado das discussões para deliberações em plenária. Ao final, será elaborada a carta de fundação oficial do movimento Por Amor à Vida.

Boa Notícia no Movimento

O Presidente da Agência da Boa Notícia, jornalista e professor Francisco Souto Paulino, explica que a entidade decidiu integrar o Por Amor à Vida por ser “um movimento aberto a todas as pessoas e instituições de boa vontade que procuram fazer o bem em todas as suas nuances”.

Ele elogia a idéia do Fórum abrir espaço para discussão em cinco linhas de trabalho, o que facilita a adesão e participação das pessoas. “Elas vão se agrupando de acordo com o tema ou área que tem mais afinidade e experiência”

Saiba mais sobre o Movimento Por Amor à Vida

O “Por amor à vida” é um movimento da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos ou partidários, criado por iniciativa espontânea de diversas pessoas e instituições que desejam construir uma cidade onde todas e todos possam viver com dignidade.

Não é uma instituição formal, é um movimento, ou melhor, uma teia aberta à pessoas e instituições que desejam afirmar a vida, em toda sua integralidade e que deve ser vivida dignamente por todas e por todos.

Tem por princípios: Gentileza gera gentileza; Fraternidade é identificar o que nos separa e convocar o que nos une; Todas e todos são artífices de uma cidade de Direitos e Paz; A primeira infância fundamenta a vida e a juventude aponta o futuro; A palavra divide, agride e liberta. A comunicação promove valores e resignifica a cultura; Cuidado com todas as formas de dependência; O conhecimento, a ciência, a técnica, a arte e a cultura a serviço da vida; A cidade é o lugar do encontro e a escuta congrega os diferentes e a diferença. Os espaços públicos são espaço de lazer e de construção social; Família, comunidade e valores. Fortalecer arranjos familiares e redes comunitárias.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Movimento

Contatos: jornalista Thiago Mendes - (fones: 3131 1698/ 8885 3818) e jornalista Mônica Mourão - (fone: 85 3131 1698/ 8814 8091)


Fonte: Agência da Boa Notícia, 01/07/2010

Nenhum comentário:

^