quinta-feira, 17 de junho de 2010

Boas Notícias

Uma seleção de notícias positivas recentes, divulgadas em sites especializados.


Meio Ambiente

Movimento inédito busca conscientização para sustentabilidade


Um grande movimento de conscientização em prol da sustentabilidade se inicia no Brasil. O SWU Começa com Você é uma iniciativa que aponta caminhos para que todos juntos ajudem a construir um mundo sustentável, começando com pequenas atitudes.

O objetivo é mobilizar um grande número de pessoas por meio de uma plataforma de comunicação que utilizará diversas mídias e ações em redes sociais. Os organizadores querem mostrar que cada indivíduo pode mudar o seu dia a dia em benefício da sustentabilidade, para isso o SWU terá suporte de uma campanha de massa, com mensagens, informações e dicas de pequenas atitudes cotidianas.

O engajamento de todos será celebrado nos dias 9, 10 e 11 de outubro em um grande festival de música e artes, chamado de SWU Music and Arts Festival, nos moldes de festivais internacionais como o Glastonbury (Reino Unido) e Coachella (EUA). Já estão confirmadas as bandas Linkin Park, Dave Matthews, Pixies e Incubus.

O evento será na Fazenda Maeda, em Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. É a primeira vez que o Brasil sedia um festival desse tipo, oferecendo ao público a oportunidade de viver uma experiência de compartilhar música, cultura e informação com milhares de outras pessoas em um ambiente fora das grandes metrópoles.

"Esse é um movimento que se propõe a conscientizar, sensibilizar e engajar. Estamos empregando toda a nossa expertise em comunicação em prol da mais nobre das causas: o nosso planeta", diz Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom e idealizador do projeto. "Como diz o Serginho Groisman, 'além de perguntar que mundo nós queremos deixar para nossas crianças, vale a pena perguntar, também, que crianças ou seres humanos nós queremos deixar para o nosso mundo", completa Fischer.

Além de Serginho Groisman, nomeado Embaixador do SWU, o movimento já conta com a adesão de diversos formadores de opinião como os artistas Reinaldo Gianecchini, Marcos Mion, Astrid Fontenelle, Tânia Khalil, Jair de Oliveira, entre outros, que já gravaram depoimentos de rádio em defesa da causa.

Música e Mobilização

O SWU Music and Arts Festival terá 20 atrações musicais por dia, entre bandas e artistas nacionais e internacionais, DJs e revelações. A expectativa é que se reúna um público de mais de 200 mil pessoas durante os três dias. É a primeira vez também que um festival contará com mega estrutura de camping para receber o público durante todo o evento.

Além da música, serão apresentadas exposições e mostras de artes ligadas ao tema sustentabilidade, com curadoria de Eduardo Srur, artista plástico conhecido por intervenções urbanas, como a instalação de garrafas PET gigantes no rio Tietê, em São Paulo.

O festival sedia ainda um Fórum de Sustentabilidade em que pensadores, empresários, acadêmicos e representantes de organizações não-governamentais trocarão ideias com o público a respeito de temas ligados ao desenvolvimento sustentável. A responsável é a americana Kate Dohring, fundadora do Wealth Living and Giving, uma organização filantrópica que reúne uma revista, website e consultoria para fundo de doações.

A iniciativa do movimento é do Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, em parceria com a The Groove Concept, realização da TOD (Total on Demand). O movimento conta ainda com o apoio e expertise da consultoria Visão Sustentável, de José Pascowitch, que atua em projetos de sustentabilidade empresarial do Portal EcoD, o maior provedor de conteúdos sobre sustentabilidade da internet brasileira de iniciativa da sociedade civil e a TurSP a empresa de turismo do Estado de São Paulo.


Fonte: Terra Notícias,16 de junho de 2010



Saúde

Semana vai alertar sobre uso indevido de drogas


O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, integrado por 23 instituições públicas e privadas, promove a Semana Estadual sobre Drogas, no período de 19 a 26 de junho. O CEPOD quer sensibilizar a sociedade cearense e estimular as instituições a participar das atividades de prevenção ao uso indevido de drogas, lícitas ou ilícitas. A abertura, no dia 19, acontece às 9h, no auditório da Secretaria da Segurança e Defesa Social/SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo, em Fortaleza.

O Presidente do CEPOD, Herman Normando Almeida, informa que “as manifestações serão apresentadas em consonância com a Semana Nacional sobre Drogas, realizada pela Secretaria Nacional sobre Drogas, em Brasília/DF, quando se comemora o dia de sua criação (19/06) e o Dia Internacional de Combate às Drogas (26/6)”.

Para enfocar a prevenção ao uso de drogas, os organizadores da Semana prepararam atividades educativas, esportivas, culturais, de lazer e informativas. Na solenidade de abertura, será entregue o Diploma do Mérito pela Valorização da Vida, patrocinado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ao Presidente do Sindicato dos Médicos, José Maria Pontes, ao Presidente do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/IPDC, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, e a entidades que atuam como comunidades terapêuticas: Comunidade Católica Shalon e Sociedade de Fé Esperança e Caridade.

O Conselho também fará a entrega ao Secretário da Segurança Pública e Defesa Social Roberto Monteiro, da minuta da Política Estadual sobre Drogas e do ofício com a proposta de criação da Secretaria Estadual de Políticas sobre Drogas. Entre outras ações previstas para a abertura da Semana estão programadas distribuição de panfletos informativos sobre prevenção às drogas e apresentação do grupo de capoeira cordão de ouro – Sociedade de Fé Esperança e caridade, no pátio da SSPDS.

Da extensa programação, faz parte a Caminhada pela vida, marcada para o dia 20, às 8h, na Avenida Beira-Mar, com a concentração em frente ao Clube Náutico. No mesmo dia, no SESC Iparana, às 9h, haverá exposição monitora sobre uso indevido do álcool e outras drogas. No dia 21, destaque para workshop a ser realizado no Shopping Benfica, pelo Desafio Jovem.

Palestras em escolas, seminários e oficinas sobre prevenção à violência e uso indevido de drogas, exibição de filmes educativos, jogos, jantar beneficente, blitz com distribuição de panfletos, entrevistas aos meios de comunicação, testemunhos de ex-usuários, corrida rústica, queima de drogas na Polícia Federal, ato show, atos litúrgicos, lançamentos de cartilhas, peças teatrais e muito mais fazem parte da Semana.

Entre as entidades que prepararam programação para a Semana está a Pastoral da Sobriedade, da Arquidiocese de Fortaleza. Uma missa de abertura está programada para o dia 19, às 18h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, além de diversas atividades ao longo da semana.

Para saber os detalhes da programação, os contatos são: Herman Normando, Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – (fone: 85 3101 23 76 / 3101 65 20) / Rogério Melo, secretário diocesano da Pastoral da Sobriedade – (fone: 85 3388 8717 / 8687 9628)

Fonte: Agência da Boa Notícia, 16 de junho de 2010


Ciência

Estudo: vitamina B6 e metionina reduzem risco de câncer de pulmão

Pessoas com altos níveis de vitamina B6 e de metionina, mesmo fumantes, correm menos risco de desenvolver câncer de pulmão do que a média da população, revelou um estudo realizado na Europa e publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

Após analisar um grupo de quase 400 mil pessoas, os especialistas concluíram que maiores níveis no sangue da vitamina B6 e do aminoácido metionina - contido nas proteínas - reduzem à metade o risco de contrair câncer de pulmão.

Os pesquisadores não concluíram que consumir em maiores quantidades estes nutrientes reduza as possibilidades de sofrer de câncer no pulmão, mas destacaram a importância de parar de fumar.

"Foram observados riscos reduzidos em níveis similares e consistentes em fumantes, ex-fumantes e em pessoas que jamais fumaram, o que indica que os resultados não são uma confusão de fatores" (que possam influenciar a conclusão), assinala o estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA).

O trabalho foi dirigido pelo doutor Paul Brennan, do Centro Internacional de Pesquisas sobre Câncer, sediado na cidade francesa de Lyon. Dos 385.747 homens e mulheres recrutados entre 1992 e 2000 e submetidos a análises de sangue, 899 desenvolveram câncer de pulmão até 2006.


Fonte: Terra Notícias, 15 de junho de 2010



EUA começam a vender exame que detecta cedo câncer de pulmão


“Produto identifica a doença meses ou até anos antes dos métodos convencionais.”

“Exame tem 40% de chance de apontar tumor.”

“Um dos principais problemas do tratamento do câncer de pulmão é que quando o paciente apresenta os sintomas, a doença já se encontra em estágio avançado.”

Começa a ser vendido nesta semana nos Estados Unidos, pela primeira vez, um exame de sangue para detectar o câncer de pulmão que permite verificar a presença da doença meses ou mesmo anos antes dos métodos convencionais.

Ele foi desenvolvido nos últimos 15 anos por equipes da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, e do Kansas, nos Estados Unidos.

O exame, batizado de Early CDT - Lung, mede a resposta imunológica a proteínas associadas à doença muito antes de ela estar num estágio crítico.

O líder da equipe de Nottingham, John Robertson, diz acreditar que o custo relativamente baixo do exame, que deve ser comercializado nos Estados Unidos a cerca de US$ 420 (aproximadamente R$ 760), deve permitir que ele seja usado em vários países.

Outros tipos de câncer

"Essa célula cancerígena ou essas células cancerígenas têm proteínas um pouco diferentes [das normalmente encontradas no corpo], e as pessoas são muito sensíveis a elas. Elas têm respostas imunológicas a isso e é essa resposta que nós somos capazes de detectar [com o novo exame]", disse Robertson.

O cientista disse que o exame tem atualmente 40% de chance de identificar o câncer e que esta porcentagem deve subir à medida em que mais proteínas cancerígenas sejam identificadas.

Robertson disse que, teoricamente, no futuro o exame poderá ser adaptado para detectar também outros tipos de câncer.

"Nós já encontramos indícios em pesquisas que todos os tipos de tumores que verificamos - câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de ovário, câncer de intestino - induzem a respostas imunológicas nos pacientes. Assim, no futuro será possível identificar antígenos específicos que sejam ligados a um tipo específico de câncer."


Fonte: G1 – Globo Notícias, 01 de junho de 2010

Nenhum comentário:

^