terça-feira, 22 de junho de 2010


Alma – Espírito

A criatura humana desencarnada (fora do veículo de carne) reveste-se de um envoltório de matéria astral, isto é, de fluidos próprios ao plano astral em que se encontra. Esse envoltório mantém a mesma forma (idêntica em seus mínimos pormenores, até, por vezes, reproduzindo cicatrizes) do corpo físico que a revestia na Terra; muitas vezes conserva até mesmo a forma do vestuário que costumava usar.

Essa figura recebe, nas religiões ortodoxas, o nome de “alma”; no espiritismo é chamada “espírito desencarnado”, ou simplesmente “espírito”. Kardec, tomando os dois termos, tenta defini-los: “alma é o espírito encarnado; espírito é a alma desencarnada”
(Livro dos Espíritos, Resposta nº 134).

A Teosofia diz que ''alma é a individualidade humana, ligação entre o espírito divino e sua personalidade inferior; é o EGO (manas pensador); a inteligência é a energia de manas, que opera através das limitações do cérebro” (A. Besant, La Sagesse Antique, pág. 99).

Na “Sabedoria do Evangelho” costumamos chamar “alma” (proveniente de ánima) o principio vital que vivifica a matéria à qual se liga, e não apenas a do homem, pois o próprio animal a possui (daí sua denominação universal), e as plantas também (a “alma vegetativa” de Tomás de Aquino). Então, usamos o termo “alma” com o sentido tradicional da filosofia ocidental. Quando esse princípio vital, que constitui a personalidade (e não a individualidade) larga a matéria, nós o denominamos, como Kardec “espírito” (com “e” minúsculo) que continua sendo a mesma personalidade, apenas fora da carne. Quanto à individualidade, nós a denominamos sempre o “Espírito” (com “E” maiúsculo), por falta de outro termo na língua. Veio-nos a idéia porque consideramos Jesus o modelo e protótipo da Individualidade, e a Ele Bahá’u’lláh chamava sempre “Sua Santidade o Espírito”.

Temos, pois:

Personalidade encarnada : Kardec = alma / Nós = alma / grego = psichê.
Personalidade desencarnada : Kardec = espírito / Nós = espírito / grego= daimôn.
Individualidade : Teosofia: alma / Nós = Espírito / grego = pneuma.

A localização do espírito desencarnado se dará, nós o vimos, automaticamente de acordo com sua sintonia vibratória, permanecendo no plano astral enquanto estiver vibrando, com seu pensamento, na personagem ou personalidade que revestiu durante sua vida física. O plano será aquele a que for atraído por igualdade de onda.

Se, no entanto, conseguiu, mesmo como encarnado, localizar-se e viver na individualidade, passará no plano astral apenas o tempo necessário ao desligamento da memória da vida terrena e ao desfazimento de seu corpo astral. Nos espíritos evoluídos, cerca de trinta a quarenta dias. Mas é muito variável esse período: pode durar anos. Logo após essa libertação (também chamada “segunda morte”) o espírito que vive na individualidade passa a seu plano próprio, o mental.


Carlos Torres Pastorino,
Do livro, “Técnica da Mediunidade”, de Carlos Torres Pastorino.

Nenhum comentário:

^