domingo, 14 de março de 2010

Mensagem da Semana


Ouvir a Mensagem
O Livro mais Precioso


O professor, em um curso de mestrado, propôs aos alunos:

Se vocês fossem morar numa ilha deserta e pudessem levar apenas um livro, qual deles escolheriam?

As respostas foram variadas, segundo os interesses, concepções e predileções de cada um.

Os Miseráveis, de Victor Hugo. O Emilio, de Rousseau. O Capital, de Carl Marx. A Origem das Espécies, de Darwin.

Depois de todos terem se manifestado, o professor sorriu e comentou:

Numa situação dessas não seria mais proveitoso um manual de sobrevivência?

O professor foi verdadeiramente prático. Afinal, todos os livros citados eram preciosos. Contudo, eram inúteis em relação ao essencial: como sobreviver numa ilha deserta.

Também na Terra, na condição de espíritos reencarnados, em trajetória de progresso, necessitamos de um manual de sobrevivência.

Não exatamente para as questões físicas, pois estas serão bem cuidadas graças ao instinto de conservação.

Mas um manual de sobrevivência espiritual, isto é, um manual que nos garanta a integridade dos projetos que fizemos antes de renascer.

Projetos que elaboramos com cuidado como a nossa harmonização com desafetos de outras épocas; a consolidação dos laços afetivos; a reforma íntima.

Um manual que nos estabeleça normas e diretrizes para a nossa colaboração com o criador na obra da criação.

Um abençoado manual de sobrevivência, um roteiro seguro para o cumprimento dos sagrados objetivos que nos trouxeram à vida física e nos garanta existência feliz e produtiva.

Este manual a divindade plantou em nossa intimidade. Podemos abrir um dos capítulos e ler a respeito da fé.

Fé que nos alerte da certeza de que estamos na terra guardados pelo amor de Deus, que jamais desampara os seus filhos.

Fé que nos informe, todos os dias, que tudo tem uma razão de ser, mesmo a dor mais profunda e o problema mais crucial. Mesmo que, agora, não tenhamos condições de perceber tais razões.

Podemos passar adiante e ler o capítulo da esperança. Então nos sentiremos fortes para os embates, quaisquer que sejam, pois a esperança nos dirá que fomos criados para a vitória, jamais para a derrota.

A esperança nos recordará das tempestades que varrem a terra, parecendo destruí-la e dos dias seguintes em que o sol beija a pradaria, aquece os jardins e acaricia as flores para que elas espalhem seu inebriante perfume.

A esperança nos falará dos invernos que parecem infindáveis, das noites que se fazem intermináveis, acenando-nos com a lembrança das primaveras e dos verões ensolarados, dos dias reluzentes de muita alegria.

***

Bem falou Jesus: o reino dos céus está dentro de vós. O que nos cabe é ler nas páginas da nossa consciência as mensagens do amor que Deus, nosso Criador, colocou em cada um de nós.

Assim, logo mais, teremos banido da terra a dor, a violência e a tristeza, porque lendo os capítulos deste bendito manual, descobriremos que tudo é passageiro na terra e que nossa passagem por ela tem um objetivo maior: o progresso.

E progredir é perseguir a perfeição. Ser perfeito é ter encontrado a felicidade plena.



Equipe de Redação do Momento Espírita, escrito a partir de conceitos encontrados na mensagem “Do Céu para a Terra”, assinada por Richard Simonetti e inserida na revista literária Candeia –São Paulo.

Nenhum comentário:

^