quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Boas Notícias

Uma seleção de notícias positivas divulgadas recentemente, em alguns sites:


Ciência

Pesquisa melhora cultivo de células-tronco a partir de tecidos adultos

Pesquisadores americanos anunciaram a descoberta de um método para aumentar a produção de células-tronco a partir de tecidos adultos. A técnica é mais um passo no caminho de conseguir a produção de um grande número de células-tronco sem a utilização de embriões humanos. O uso de embriões para o cultivo de células-tronco é polêmico porque muitos ativistas alegam que é antiético destruir embriões em nome da ciência. A equipe de pesquisadores americanos conseguiu, com o uso de químicos, produzir células-tronco a partir de tecidos adultos de maneira 200 vezes mais eficiente e duas vezes mais rápida que nos métodos anteriores. As células-tronco são capazes de se desenvolver em qualquer outra célula do organismo. Por essa razão, são consideradas promissoras para futuros tratamentos de doenças degenerativas ou de acidentes com danos permanentes.

Companhia da Boa Notícia, 30/10/2009


França começa a fabricar coração artificial


Uma fábrica nos arredores da França está começando a produzir um novo modelo de coração artificial, que promete reproduzir as funções do coração humano de forma quase natural. Os primeiros pacientes devem receber o equipamento em 2011. O novo coração, desenvolvido pelo renomado cirurgião cardíaco francês Alain Carpentier, é recoberto por um tipo de pele sintética especialmente desenvolvido para prevenir a rejeição do tecido. A invenção é revolucionária porque tem um sensor capaz de regular batimentos e fluxo sanguíneo de acordo com as necessidades do paciente. A tecnologia foi desenvolvida por engenheiros da EADS, gigante francesa do ramo aerospacial, que utilizam os sensores eletrônicos na orientação de mísseis. O coração foi testado com sucesso em animais e será utilizado primeiro em pacientes que correm risco de vida e sem outras opções de tratamento.

Companhia da Boa Notícia, 05/11/2009


Brasil anuncia produção de vacina contra dengue em cinco anos

O Brasil vai produzir uma vacina contra a dengue em cinco anos em parceria com a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK). A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em entrevista coletiva em Londres. O ministro afirmou que o governo brasileiro e a multinacional dividirão o custo de 70 milhões de euros, destinados a criar uma unidade de pesquisa e desenvolvimento na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. A unidade terá como objetivo desenvolver tecnologias de prevenção às chamadas doenças negligenciadas - grupo que, além da dengue, inclui também malária e febre amarela. Segundo Temporão, a produção da vacina contra a dengue é parte de um acordo mais amplo firmado entre a GSK e o ministério em agosto, que prevê o compartilhamento dos direitos de patente das inovações decorrentes do projeto. Em entrevista coletiva, Temporão afirmou que esta é a primeira parceria público-privada do Brasil na área de produção de vacinas. "Na nossa balança setorial comercial, a diferença entre o que é importado e exportado da saúde - vacinas, medicamentos, fármacos, reagentes para diagnósticos, equipamentos para diagnósticos, equipamentos hospitalares - é negativo em US$ 7 bilhões por ano", afirmou o ministro.

Companhia da Boa Notícia, 28/09/2009


Meio Ambiente

Entidade mundial de montanhas é criada para promover turismo sustentável


Achar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico dos povos de montanha, a promoção do turismo e a defesa do ambiente é o grande objetivo da Associação Internacional de Montanhas Famosas, criada na China. As montanhas são, na China, ponto de peregrinação, descanso e contemplação há séculos. Muitas, inclusive sagradas para o budismo, sofreram uma deterioração ambiental derivada do desenvolvimento econômico e agora o país busca o apoio internacional para freá-lo. Com esse objetivo, foi criada a Associação Internacional de Montanhas Famosas, com sua sede situada no monte Lushan (um dos mais visitados da China). Esta Associação pretende dividir experiências de desenvolvimento econômico e proteção ambiental entre os cinco continentes. O Geoparque Araripe, no Ceará, é parte integrante desta Associação.

Companhia da Boa Notícia, 30/10/2009


EUA rumo ao “Lixo Zero”

Nos Estados Unidos, uma estratégia antilixo conhecida como "lixo-zero" está deixando de ser exceção e se transformando em norma, ganhando espaço nas lanchonetes das escolas, parques nacionais, restaurantes, estádios e corporações. O movimento é simples na teoria, embora nem sempre o seja na prática: produzir menos lixo. Evite as embalagens de isopor ou qualquer outra que não seja biodegradável. Recicle ou transforme em composto tudo o que puder. Apesar de nascida do idealismo, a filosofia de lixo-zero está sendo incentivada por causa da dura realidade: a dificuldade cada vez maior de conseguir permissões para novos aterros sanitários e uma consciência de que os dejetos orgânicos nos aterros liberam metano que ajuda a aquecer a atmosfera da Terra.

Companhia da Boa Notícia, 30/10/2009


Solidariedade


Gisele Bündchen recebe título de embaixadora da ONU


A top model brasileira Gisele Bündchen recebeu o título de Embaixadora da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. A modelo foi escolhida por seu engajamento na causa ambiental. Gisele recebeu o título de Achim Steiner, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A top é uma das divulgadoras do projeto "Y Ikatu Xingu', que luta para a preservação das nascentes e matas de beira de rio do Xingu, no Mato Grosso. O evento foi realizado no Washington Square Park Fountain. Esta é uma das primeiras aparições públicas da modelo desde que seu marido, o esportista Tom Brady, confirmou que ela espera um bebê para dezembro. Apesar de ter escolhido uma camiseta discreta para a cerimônia, Gisele não escondeu a barriguinha de grávida.

Companhia da Boa Notícia, 21/09/2009


Por um Mundo Melhor


Representante da Marcha Mundial pela Paz propõe “Semana de Não Violência” na Câmara de São Paulo


Proposta para que a escolas de todo o País realizem ações de conscientização foi realizada em atividade da Frente Parlamentar que acompanha da Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência na cidade de São Paulo.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara recebeu nesta quinta-feira (05/11) Alexandre Sammogini, representante no Brasil da Marcha Mundial pela Paz e Não Violência. A comissão está abrindo espaço a cada 2 semanas para a Frente Parlamentar (ver abaixo) que acompanha a marcha na cidade de São Paulo. Os ativistas pela paz passarão por sete cidades brasileiras e chegarão a capital paulista no dia 20 de dezembro.

A Marcha tem a intenção de denunciar a situação dos conflitos mundiais, que pode levar à guerra com armamentos nucleares. “A Marcha pede a redução de todo tipo de arma”, explica Samogini. Os ativistas saíram da Nova Zelândia no dia 2 de outubro e percorrerão por três meses 90 países nos cinco continentes. No Brasil, as cidades de Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) devem receber o movimento.

“A intenção da Marcha é ajudar os jovens a pensarem nisso. Hoje, já na escola as crianças começam a se maltratar, e está errado; eles têm de aprender a conviver com as diferenças”, enfatiza o vereador Gabriel Chalita (PSB), presidente da Comissão.

Sammogini ainda propôs um debate para criar “A Semana da Não Violência”, em que escolas de todo o País realizariam ações de conscientização. “O objetivo é criar a consciência da paz e dos direitos humanos entre as pessoas”, explica.

A Marcha é uma iniciativa do Mundo sem Guerras, uma organização internacional impulsionada pelo Movimento Humanista, que trabalha há 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência.

Participaram do encontro os vereadores Alfredinho (PT), João Antonio e Gabriel Chalita, presidente.

http://www.camara.sp.gov.br/cr0309_net/forms/frmNoticiaDetalhe.aspx?n=1483

Leia aqui a proposta da Frente Parlamentar, de autoria do vereador Ítalo Cardoso, a qual já conta com a adesão de 42 vereadores.

Relação de Vereadores que já aderiram à Frente Parlamentar para acompanhamento da Primeira Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência na Cidade de São Paulo:

Agnaldo Timóteo (PR), Alfredinho (PT), Aníbal de Freitas Filho (PSDB), Antônio Carlos Rodrigues (PR), Arselino Tatto (PT), Atílio Francisco (PRB), Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB, Carlos Apolinário (DEM), Celso Jatene (PTB), Chico Macena (PT), Cláudio Fonseca (PPS), Cláudio Prado (PDT), Domingos Dissei (DEM), Donato (PT), Edir Sales (DEM), Eliseu Gabriel (PSB), Floriano Pesaro (PSDB), Francisco Chagas (PT), Gabriel Chalita (PSB), Gilson Barreto (PSDB), Goulart (PMDB), Ítalo Cardoso (PT – Presidente desta Frente Parlamentar), Jamil Murad (PC do B), João Antônio (PT), Jooji Hato (PMDB), José Américo (PT), José Ferreira (Zelão) (PT), José Olímpio (PP), José Police Neto (PSDB), Juliana Cardoso (PT), Juscelino Gadelha (PSDB), Mara Gabrilli (PSDB), Natalini (PSDB), Paulo Frange (PTB), Penna (PV), Quito Formiga (PR), Roberto Tripoli (PV), Sandra Tadeu (DEM), Senival Moura (PT), Toninho Paiva (PR), Ushitaro Kamia (DEM), Wadih Mutran (PP).


Fonte: Marcha Mundial pela Paz, 10/11/2009.

Nenhum comentário:

^