sábado, 18 de julho de 2009

Gotas de Luz: "A Lei Divina e Natural"



“A Lei Divina, as Revelações e seus Reveladores”


A Lei Divina ou Natural é a lei de Deus que rege toda a criação, sendo ela verdadeira e eficaz é a única que conduz a criatura a perfeição e a felicidade. Como o próprio Deus, ela é eterna, imutável e infalível, pois sendo Deus a perfeição, também assim é a Sua Lei. A desventura humana é, portanto, um desvio ou infração dessa lei.

Podemos observar que, por ainda sermos seres em aperfeiçoamento, as nossas leis humanas estão em constantes modificações, ajustando-se sempre conforme o progresso e as necessidades de cada sociedade.

As Leis Naturais dividem-se em leis físicas e leis morais. As leis físicas regulam os fenômenos da matéria bruta e seu estudo pertence ao domínio da ciência e as leis morais concernem exclusivamente às relações da criatura com os seus semelhantes e todos os demais seres existentes no universo.

Com base em o Livro dos Espíritos, na questão 648, encontramos a Lei Natural assim dividida:

1. Lei de adoração
2. Lei do trabalho
3. Lei de reprodução
4. Lei de conservação
5. Lei da destruição
6. Lei de sociedade
7. Lei de progresso
8. Lei de igualdade
9. Lei de liberdade
10. Lei de justiça, de amor e de caridade

O conhecimento dessas Leis é dado ao homem por Deus de forma gradual e constante, por intermédio de Espíritos “missionários”, os quais reencarnam na posição de filósofos ou benfeitores humanos que promovem através de idéias e pensamentos as reformas nos diversos campos do conhecimento.

O maior e o mais perfeito exemplo que esteve em nosso planeta foi Jesus Cristo, que muito embora, a Sua missão Divina entre nós transcendeu as nossas limitadas definições, sabemos que ela não foi apenas a de um revelador. “Ele nos trouxe os fundamentos eternos da verdade e do amor, combateu pacificamente todas as violências, nos mostrando através de seus exemplos a tolerância e o perdão, redefiniu todas as filosofias com a sua palavra profunda, enérgica e misericordiosa norteando o caminho das ciências e já teria irmanado todas as religiões da terra, não fosse a impiedade dos homens fazendo valer o peso da iniqüidade na balança da redenção.”

Existiram, entretanto, em todas as épocas da humanidade, reveladores da Lei Divina nos mais variados campos do conhecimento humano, entre eles estão como exemplos:

Imotep, Egito, (2980 a 2950) a.C conhecido como o primeiro cientista da humanidade.

Tales de Mileto (624 a 546) a.C, filósofo grego fundador da Ciência, da matemática e da Filosofia grega.

Pitágoras, (582 a 497) a.C, filósofo, astrônomo, matemático grego, foi o primeiro a afirmar que a terra era esférica.

Sócrates, (470 a 399) a.C, sábio filósofo grego ( ora, se sou o mais sábio é simplesmente porque sei que nada sei), foi condenado a despeito de sua inocência devido ás acusações de traição e corrupção que contra ele se levantaram por toda parte, estimuladas pela inveja dos seus patrícios.

Giordano Bruno, filósofo italiano, condenado e morto pela inquisição por defender os movimentos da terra, a infinitude do espaço, entre outras idéias.

Samuel Finley Breese Morse, inventor do telégrafo.

Charles Robert Darwin (1809 a 1822) com a sua Teoria das origens das espécies.

Destacaram-se também os gênios das artes como Rafael Sânzio, Leonardo da Vinci, Mozart e todos os grandes pacificadores como Ghandi, Madre Teresa de Calcutá entre outros.

O Espiritismo é o cristianismo redivivo e veio surgir como a terceira revelação: (Moisés, Cristo e Espiritismo), tendo como sua base cristã o Evangelho, com as citações:

“Há muitas moradas na Casa do Pai (João, 14:1-3)”- Pluralidade dos mundos habitados.

“Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo (João, 3:1-12)” – Reencarnação ou pluralidade das existências corpóreas.

“Tudo o que vós quereis que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque esta é a Lei dos profetas (Mateus, 7:2)”- Lei de causa e efeito.

“Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados (Mateus, 5:5)”, “Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expeli os demônios; daí de graça o que de graça recebeste" (Mateus, 10:8) – Mediunidade.

Continua no próximo Gotas de Luz...

Carlos Pereira

_________________________________________________
Bibliografia:
O Livro do Espíritos, “As Leis Morais” livro 3º capítulo I.
ESDE, programa III Ed.1996

Nenhum comentário:

^