sábado, 9 de maio de 2009

Destaque: "A Mansão do Caminho"


Conheça aqui, um pouco da história da fundação da Mansão do Caminho e sua estrutura atual:




O Início

Em 1948, Divaldo Pereira Franco fazia uma viagem de trem com Nilson de Souza Pereira, atual presidente da diretoria executiva da Mansão do Caminho, e, em determinado momento da viagem, olhando pela janela, o médium teve uma visão psíquica. Ele viu um lugar arborizado, com muitas construções, pessoas e crianças. Nesse lugar, havia um homem de costas que se vira de frente, e, para surpresa de Divaldo, era ele mesmo envelhecido. Isto causou-lhe um impacto. O médium relatou o ocorrido a Nilson, mas ambos ficaram sem compreender o fato. Uma voz disse-lhe: "Isto é o que farás de tua vida. Educarás".

Um ano depois, numa reunião mediúnica, um Espírito manifestou-se por seu intermédio, dizendo que havia um programa espiritual para que fosse construída, em Salvador, uma obra de educação, baseada em lares substitutos, e que eles poderiam tentar a honra de realizar essa empreitada. Divaldo e Nilson aceitaram a tarefa. Com ajuda de um grupo de colaboradores, em 1951, arremataram um casarão numa hasta pública.

Assim, em 15 de agosto de 1952, foi fundada a Mansão do Caminho.

Situação Atual

Inicialmente, o lar de crianças órfãs ou socialmente órfãs tinha o objetivo de reconstruir o ambiente familiar. Com o passar dos anos, os lares foram sendo substituídos por grupos escolares, oficinas de capacitação e outras atividades sociais promotoras, apoiando crianças, jovens e adultos carentes provenientes de bairros de baixa renda, dando-lhes educação integral. Como conseqüência, a designação Mansão do Caminho abrange um conjunto de atividades sociais desenvolvidas pelo Centro Espírita Caminho da Redenção.

A Instituição atende hoje gratuitamente cerca de 3.200 crianças e adolescentes por dia, além de adultos e idosos carentes.


Setores e Atividades


* Creche A Manjedoura: acolhe 150 crianças carentes na faixa etária entre dois meses e três anos, de segunda a sexta-feira em período integral. (Leia mais)

* Casa da Cordialidade: É um trabalho de apoio à família carente, desenvolvido pelo Lar Fabiano de Cristo em parceria com a Mansão do Caminho. (Leia mais)


* Grupo de Ação Comunitária Lygia Banhos: Atende semanalmente, na própria comunidade, famílias carentes dos bairros de Pau da Lima e São Marcos. (Leia mais)


* Caravana Auta de Souza: Fundada em setembro de 1948, é um trabalho voluntário voltado para o atendimento de idosos e pessoas inválidas portadoras de doenças irrecuperáveis e degenerativas. (Leia mais)

* Enxovais Meimei: Há 50 anos o grupo atende gestantes carentes fazendo o acompanhamento do pré-natal e produzindo enxovais para os bebês. (Leia mais)

* Centro de Saúde José Carneiro de Campos: Atendendo os clientes do SUS, o Centro de Saúde desenvolve programas preventivos através de cursos, palestras, massoterapia, vacinação, puericultura, Programa de Controle e Avaliação da Hipertensão Arterial e Programa do Pré-Natal. (Leia mais)

* Jardim de Infância Esperança: promove ações educativas e recreativas, com curso pré-escolar de caráter especial para 310 crianças na faixa etária entre 3 e 6 anos. (Leia mais)

A Mansão do Caminho é uma obra pertencente ao Centro Espírita Caminho da Redenção, que abriga ainda os seguintes setores e atividades:

• Atendimento Fraterno
Destinado às atividades de atendimento a pessoas que estejam buscando orientação e ajuda espiritual.

• Programação Doutrinária

Encarregado das exposições semanais, inclusive da reunião Conversando sobre Espiritismo, das aulas sobre religião e moral para os alunos das escolas, do Grupo de Recepção e de outras atividades que venham a ser necessárias.

• Atividades Mediúnicas e de Passes
Encarregado dos grupos mediúnicos e da equipe de passistas ou transmissores de bioenergia.

• Grupo de Estudos Espíritas Vianna de Carvalho
Encarregado da programação de cursos da Doutrina Espírita.

• Biblioteca Joanna de Ângelis
Encarregado do acervo de obras e periódicos espíritas, espiritualistas e diversos, correlatos com a Doutrina Espírita.


Localização:

Mansão do Caminho
Rua Jaime Vieira Lima, nº 104
CEP 41235-000
Salvador - Bahia
Brasil


Fontes: Veneranda Joanna De Angelis
Site oficial da Mansão do Caminho



Nenhum comentário:

^