sexta-feira, 6 de março de 2009

Dicas do Manancial

Reservei para este mês três indicações que são para mim jóias espirituais e que dizem respeito ao nosso reverenciado “Buda”:





LIVRO: BUDA, A HISTÓRIA DE UM ILUMINADO
AUTOR: DEEPAK CHOPRA

Não poderia deixar de ser. Mais uma vez estou indicando esse excelente livro a respeito da vida de Sidarta Gautama, o Buda.
Deepak Chopra, com muita maestria divide a vida do iluminado em três etapas: “Sidarta, o príncipe” narrando toda a sua infância como príncipe até a sua fuga do palácio para viver como asceta na floresta; “Gautama, o monge” toda fase de descobertas até a iluminação para por fim transformar-se em “Buda, o compassivo”, última parte do livro concluindo a sua saga.
Uma leitura imperdível.







MÚSICA: NAMO AMITUOFO

Amituofo é o nome de “Amitabha”, que quer dizer Buddha em chinês. Indicado especialmente para quem gosta, esse excelente mantra budista chinês é capaz de elevar a nossa mente e esvaziar os nossos pensamentos desregrados. Indicado para meditação.


Ouça ele aqui na íntegra:






FILME: O PEQUENO BUDA (LITTLE BUDDHA)
DIRETOR: BERNARDO BERTOLUCCI

Assisti a esse filme há muito tempo, quando foi lançado em videocassete e estou à procura de alguma locadora que tenha ele em DVD para revê-lo.
Nele Bernardo Bertolucci faz um paralelo entre a cultura ocidental e a oriental, quando nos mostra a saga de dois monges budistas tibetanos que partem para Seattle, (Estados Unidos), a procura do garoto Jesse por acreditarem ser ele a reencarnação do Lama Dorge, um lendário monge budista.
Lá chegando, tentam convencer aos pais do garoto a o levarem para o Butão, a fim de comprovarem as suas suposições. Inicialmente seu pai, o arquiteto Dean se recusa, mas depois que o seu sócio se suicida ele se convence e viaja junto com seu filho Jesse e os monges em busca da verdade.
A partir daí acompanhamos no filme a história de Sidarta Gautama (Keanu Reeves), sendo contada por um dos monges ao garoto Jesse.
Maravilhoso!, não deixe de assistir.

O DVD pode ser encontrado para compra em sites especializados.

Nenhum comentário:

^