quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Boas Notícias

Seleção de notícias positivas divulgadas em sites entre os meses de novembro e dezembro:


Solidariedade:



Internet ajuda vítimas das enchentes no Sul

Redes sociais e blogs estão sendo usados para circular informações sobre as enchentes em Santa Catarina. A rede social Arca de Noé traz contas para doações para ajudar as vítimas da enchente em Itajaí, onde 11 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e se abrigar em alojamentos da prefeitura. No site, também é possível deixar mensagens de apoio às vítimas e ver fotos das áreas atingidas pela enchente. Mais de 600 imagens já foram publicadas por membros da rede. Também é possível ver alguns vídeos. No fórum, vítimas e voluntários encontram ainda informações sobre locais de doação de roupas e alimentos e mutirões de limpeza. Outro grupo de voluntários criou o blog Desabrigados de Itajaí, com informações sobre as pessoas desalojadas e o local para onde elas foram levadas. Quatorze cidades decretaram estado de calamidade pública por conta das enchentes e as vítimas fatais em Blumenau já chegaram a 100.

Força Aérea auxilia na ajuda às vítimas de SC


O extenso noticiário sobre os tristes acontecimentos em Santa Catarina demonstrou que o povo brasileiro ainda se mantém sensível e solidário com o sofrimento dos seus compatriotas. Da capital do Mato Grosso do Sul, assim como do restante do país, as cidades mais atingidas pelas enchentes receberam toneladas de alimentos, roupas e calçados. De Campo Grande a ajuda seguiu com extrema rapidez, graças à pronta ação da população local e da agilidade da Força Aérea Brasileira. De forma providencial, a Base Aérea de Campo Grande, na fronteira oeste, recebeu no final de setembro deste ano, o C-105A “Amazonas”. Aeronave de carga, foi projetada para operar a partir de pistas de decolagem curtas nos mais diversos ambientes. O Amazonas tem capacidade de carga de 9 toneladas.

Companhia da Boa Notícia, 04/12/2008


Ciência:


Brasileiro descobre bactéria capaz de fixar metais pesados

O cientista brasileiro Ronaldo Biondo desenvolveu, utilizando conhecimentos de engenharia genética, uma bactéria capaz de absorver metais pesados do meio em que for aplicada. A bactéria pode ser usada para fixar diversos metais, tais como chumbo, cobre, níquel, cádmio, cobalto, manganês, entre outros. Biondo utilizou-se de uma bactéria já conhecida para adicionar ao seu DNA proteínas capazes de se ligar a metais pesados. O resultado do experimento foi uma bactéria resistente a metais pesados que atraia essas moléculas, funcionanco como um verdadeiro "imã". Segundo o pesquisador, a bactéria possui inúmeras utilizadades que vão desde sua utilização para descontaminação de áreas degradadas por metais pesados até a recuperação desses materiais que são perdidos na extração de minérios. O projeto foi o vencedor do Prêmio Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação.

Cia da Boa Notícia, 30/11/2008


Astrônomo diz que Jesus pode ter nascido em junho

da BBC

“Estrela' que teria guiado Reis Magos até Manjedoura apareceu seis meses antes.”

Uma pesquisa realizada por um astrônomo australiano sugere que Jesus Cristo teria nascido no dia 17 de junho e não em 25 de dezembro. De acordo com Dave Reneke, a "estrela de Natal" que, segundo a Bíblia, teria guiado os Reis Magos até a Manjedoura, em Belém, não apenas teria aparecido no céu seis meses mais cedo, como também dois anos antes do que se pensava.
Estudos anteriores já haviam levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C.
O astrônomo explica que a conclusão é fruto do mapeamento dos corpos celestes da época em que Jesus nasceu. O rastreamento foi possível a partir de um software que permite rever o posicionamento de estrelas e planetas há milhares de anos.
Baseando-se no Evangelho de Mateus, que descreve a aparição de uma "estrela" como sinal do nascimento de Jesus, Reneke identificou a conjunção dos planetas Vênus e Júpiter, que teriam emitido uma forte luz que poderia ter sido confundida com uma estrela.
"Vênus e Júpiter chegaram muito perto no ano 2 a.C., refletindo muita luz. Não podemos dizer com certeza que esta era a estrela de Natal descrita na Bíblia, mas até agora esta é a explicação mais plausível que já vi sobre isso", disse Reneke à BBC Brasil. "A astronomia é uma ciência tão precisa, que podemos apontar exatamente onde os planetas estavam. E há uma grande probabilidade de que esta conjunção possa ser a estrela descrita por Mateus no Evangelho."
O australiano diz que a pesquisa não é uma tentativa de contestar a religião.
"Quando misturamos ciência e religião há a sempre a chance de chatear as pessoas. Neste caso, esses resultados podem servir para reforçar a fé, porque mostram que realmente havia um grande objeto brilhante no céu no momento certo."

G1 Globo Notícias 09/12/08


Americanos vão tratar parada cardíaca reduzindo temperatura do paciente


“Hipotermia induzida apresentou bons resultados em testes clínicos.”
“Hospitais de Nova York começam a aplicar terapia a partir de janeiro.”
Luis Fernando Correia especial para o G1

A partir de janeiro do ano que vem, as vítimas de parada cardíaca em Nova York serão encaminhadas aos hospitais que as possam tratar com hipotermia (redução brusca da temperatura).

A recuperação de uma vítima de parada cardíaca traz enormes desafios aos sistemas de emergência. Devem existir desfibriladores automáticos em locais de grande concentração de população. O treinamento de pessoas leigas que possam prestar atendimento básico deve ser disseminado. Além disso, é preciso coordenar sistemas de resgate avançado que possam chegar rapidamente ao local de uma parada cardíaca.
A hipotermia, que consiste na diminuição da temperatura corporal a níveis abaixo dos 35 graus Celsius, tem se mostrado eficiente na preservação das funções cerebrais de pacientes que foram recuperados de uma parada cardíaca.
Para que a medida pudesse ser implementada, a Associação dos Hospitais de Nova York estudou as evidências científicas sobre o método e estimulou os serviços de emergência a equiparem suas unidades para utilizá-lo.

Dados promissores

Em trabalhos científicos publicados na revista "The New England Journal of Medicine" a melhora das chances dos pacientes tratados com hipotermia foi significativa. Os pacientes que mais se beneficiam do tratamento hipotérmico são as vítimas de uma parada cardíaca por arritmia, revertida com uso de um desfibrilador elétrico e atendidos por uma equipe de resgate avançado a tempo.
Várias cidades do mundo tem hospitais capacitados a oferecer esse tratamento, inclusive no Brasil. A maior dificuldade é conseguir resfriar o paciente e controlar a temperatura sem variações.
O que torna essa decisão mais importante é o tamanho da cidade de Nova York e a informação de que mais de 20 centros de emergência já informaram estar capacitados a receber os pacientes a partir de janeiro de 2009. Esse é um avanço da medicina, que mostra como pesquisas científicas podem chegar ao mundo real muito rapidamente.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

G1 Globo Notícias 09/12/2008


Nenhum comentário:

^