sábado, 16 de agosto de 2008

Boas Notícias

Seleção de notícias positivas publicadas em sites e jornais entre os meses de julho e agosto de 2008:


Ciência:


Mutação genética dá pista para prevenir câncer no intestino, diz estudo:

Pacientes com a variante não conseguem inibir reprodução em massa de células.
Uma variante genética encontrada em pacientes com câncer de intestino pode ser a chave para evitar que a doença continue sendo transmitida para as futuras gerações, afirmam especialistas americanos.

A mutação genética, que tem uma ligação direta com a reprodução de células no colo do intestino, ocasionando o tumor, aumenta em até 50% as chances de aparecimento da doença.

A variante genética atua baixando a produção de um receptor para o TGF-beta, uma substância química que inibe a reprodução demasiada de células.

O estudo, publicado na revista Science, representa um novo avanço dos testes genéticos como forma de reduzir os riscos de câncer no intestino.

A pesquisa, conduzida por uma equipe da Universidade Estadual de Ohio, analisou amostras de 138 pacientes com câncer de colo de intestino e de mais de 100 voluntários saudáveis.

Os cientistas encontraram a variante genética em um terço dos pacientes com câncer e em apenas três dos voluntários saudáveis.

O coordenador da pesquisa, Albert de la Chapelle, disse que a descoberta da mutação abre caminho para evitar a propagação da doença, já que parentes de pacientes com câncer poderão ser monitorados de perto para evitar o desenvolvimento da doença.

Ela afirmou que uma combinação de fatores contribui para o desenvolvimento do câncer de intestino, entre eles herança genética, estilo de vida e dieta alimentar.

Fonte: Globo.com/BBC Brasil , 15/08/08



Criada máquina fotográfica semelhante ao olho humano


Cientistas norte-americanos desenvolveram o protótipo de uma máquina fotográfica que tem um campo de visão muito semelhante ao olho humano e representa mais um passo para criar uma retina artificial, informou a revista “Nature”. O protótipo tem aproximadamente o tamanho e forma de um olho, e uma “retina” curva sensível à luz, segundo a equipe de pesquisadores das Universidades de Illinois e Northwestern responsável pelo projeto. A chave da invenção consistiu em vencer os obstáculos técnicos à colocação de fotodetectores de silicone em superfícies curvas, em vez de planas, o que permitiu obter melhor nitidez de imagem e maior campo visual.

Fonte: Cia. da Boa Notícia, 13/08/2008



Descoberto gene que ativa sistema imunológico


Cientistas de Harvard, EUA, e do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, Portugal, identificaram um gene essencial para ativar as células do sistema imunológico. O trabalho utilizou uma tecnologia inovadora que permite estudar o genoma humano em larga escala. O método permitiu analisar todo o genoma humano e estudar os fatores envolvidos no "splicing alternativo", um mecanismo de regulação da expressão genética que permite gerar diferentes proteínas a partir de um mesmo gene. Os cientistas identificaram uma coleção de genes, dentre eles um que origina uma proteína chamada hnRNP LL, uma espécie de regulador do “splicing” de outro gene que contribui na ativação do sistema imunológico. Acredita-se que a descoberta ajudará a compreender melhor o funcionamento de defesa do organismo humano.

Fonte: Cia. da Boa Notícia, 15/07/2008



Solidariedade:


Campanha por doação de órgãos em Pernambuco

O Instituto Materno Infantil de Pernambuco está fazendo uma campanha de doação de órgãos. “Órgão que não é doado é desperdiçado”, com este slogan o instituto espera melhorar a situação de quase 5 mil pessoas que aguardam na fila por transplante no Estado. O Imip tem um website: www.imip.org.br

Fonte: Cia da Boa Notícia, 11/08/2008



São Paulo insere deficientes no mercado de trabalho

Os Centros de Apoio ao Trabalho, da prefeitura de São Paulo alcançaram a marca de 1.000 pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho por meio do Programa Inclusão Eficiente. O banco de dados dos CATs registra 6.941 inscritos que aguardam uma colocação profissional. Os inscritos recebem treinamento de capacitação por meio da Universidade Livre para Eficiência Humana. Na primeira parte do treinamento, com duração de cinco meses, o candidato freqüenta a Unilehu, onde serão desenvolvidos temas como: trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal e jogos de resultado. Na segunda parte, com duração de três meses, o candidato trabalhará numa das agências do banco, onde terá acesso a conhecimentos técnicos, ligados diretamente ao ambiente de trabalho na empresa. O Programa Inclusão Eficiente da Secretaria Municipal do Trabalho, em parceria com a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, tem como objetivo facilitar a intermediação de vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O cadastro também serve como base para que estas secretarias saibam quais e quantas vagas são necessárias na promoção de cursos de capacitação profissional.

Fonte: Cia. da Boa Notícia, 02/07/2008



Meio-Ambiente:


Asfalto que purifica o ar vai ser testado na Holanda

A cidade de Hengelo na Holanda vai testar um novo tipo de pavimento desenvolvido para neutralizar parte da contaminação no ar, como as partículas de óxidos de nitrogênio provenientes dos automóveis. Uma rua em reconstrução será o laboratório desta experiência, onde vai ser aplicada a substância em metade da área, permitindo uma análise comparativa ao nível da qualidade do ar e para determinar a eficácia do projeto. Os pesquisadores da Universidade de Twente pretendem recolher as primeiras amostras de dados no início de 2009.

Cia. da Boa Notícia, 11/08/2008

Nenhum comentário:

^