sexta-feira, 30 de maio de 2008

DICAS PARA UMA BOA MEDITAÇÃO


Meditar é uma maneira de aquietar a mente do turbilhão causado pelos nossos pensamentos e nossas ações durante a rotina diária. Nós ocidentais, temos uma visão e uma maneira um pouco diferente de praticar a meditação. Fiz um pequeno roteiro que normalmente uso, para auxiliá-los numa boa meditação:

1-Escolha um local tranqüilo onde você consiga sentar-se confortavelmente e com uma boa postura. Mantenha a coluna ereta; use de preferência roupas leves que não lhe cause qualquer desconforto.


2-Coloque uma música suave, de preferência instrumental ou músicas específicas para meditação. (Opcional, porém, isso ajudará muito ao seu relaxamento)

3-Observe a sua respiração, respire profundamente enchendo os pulmões de ar e soltando lentamente até que aos poucos ela se torne serena.

4-Procure ao máximo aquietar os seus pensamentos, lembre-se : a meditação consiste sobretudo na busca do autoconhecimento e para isso é importante o esvaziamento dos nossos pensamentos para adentrarmos com mais profundidade em nosso interior. Haverá momentos em que você se lembrará de algo que tenha a fazer, algum fato importante ou de coisas da rotina, mas procure sempre retornar ao estado de serenidade e se possível, sempre observando a sua respiração.

5-O tempo da meditação é indeterminado, porém, para quem está iniciando é importante determinar um tempo menor, ( entre 10 a 15 minutos, no máximo) e ir aumentando esse tempo conforme a constancia da prática.

6-Evite meditar quando estiver cansado(a) ou com sono, isso pode fazer com que você adormeça. Escolha um momento em que você esteja disposto(a), de preferência pela manhã após o despertar.

Agora é só praticar esse exercício saudável para sua mente. Na verdade não existem regras para a meditação, porém esse roteiro consiste em auxiliar aos que estão iniciando ou ainda não conhecem a prática da meditação. Existem pessoas que meditam até mesmo caminhando.


Sucesso e paz para todos!!

2 comentários:

Nando Damázio disse...

Uma boa meditação é tudo que mais preciso agora, hehe ..
Carlos, obrigado pela força na blogagem .. Amanhã, sábado, eu volto com mais calma ..
Abraço, té + !!

Adriana disse...

Oi Carlos!

Legal vc abordar esse tema! Acho a meditação uma coisa muito boa. Desde que comecei a praticar Yoga, conheci também a meditação e adorei! Inclusive, até já coloquei um post sobre isso lá no blog Magnetismo, dá uma olhada!

Abraços!

^